Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Leila Novak - História de Mudança (texto integral)

Esta história contém:

P – Qual é o seu nome completo, data e local de nascimento?

R - Meu nome é Leila Maria Martinho Novak. Sou paulistana e nasci em 23 de abril de 1954. Passei toda minha vida na capital e, em determinado momento – que a gente não sabe, quero dizer, que eu não sabia muito bem o porquê –, minha família foi se mudando para Atibaia, no interior de São Paulo. No início era só para lazer, mas depois a família inteira estava morando na cidade, menos eu. Quando ia para lá nos fins de semana, dizia para mim mesma: “Imagina, que coisa chata morar no interior”. E não me conformava por todo mundo estar lá. E aí, na época, o prefeito, um conhecido da minha cunhada, acabara de ganhar a eleição. A mulher do prefeito tinha de trabalhar na área social, mas não entendia nada do assunto e comentou com minha cunhada, que falou a meu respeito: “No fim de semana a Leila vai estar aqui e eu vou te levar até ela, que é assistente social. Ela vai te dizer alguma coisa.”

P – Em que ano foi isso?

R - Foi no final de 1992 e o prefeito iria assumir em 1993. E nesse encontro, a mulher do prefeito queria saber como seria desenvolver um trabalho social na Prefeitura. A pergunta direta me chocou e respondi: “Como é que, no final de semana, a gente aqui na beira da piscina e do churrasco, pode-se discutir uma coisa tão importante, mexer com a área social de um município”? E, também, eu nunca pensei que em Atibaia houvesse pobreza. Todo mundo que tem casa em Atibaia é rico e vai lá passar os fins de semana. Era assim que eu via Atibaia. Minha chácara é longe do centro e eu não tinha acesso à área urbana. Aí eu disse à desesperada mulher do prefeito: “Olha, eu estarei todo o mês de janeiro em férias aqui em Atibaia. Vou conhecer um pouquinho da realidade da cidade e depois procuro a senhora.” E assim eu fiz. Trabalhei um mês inteiro para montar um programa na área social. Fui às favelas, conheci um lixão que era muito perto de...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Leila Novak - História de Mudança (texto integral)
Local de produção: São Paulo
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

“A gente vive de vida”
Vídeo Texto

Ketty Margarete Valencio

“A gente vive de vida”
Texto

Fabio José Feldmann

"Seja maduro, defenda o verde"
Educação ambiental para despertar
Vídeo Texto

Ivone Amâncio Bezerra Carlos de Souza

Educação ambiental para despertar
Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.