Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Lírio Cipriani
Por: Museu da Pessoa, 11 de julho de 2008

Lírio Cipriani

Esta história contém:

Lírio Cipriani

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Lírio Cipriani, eu nasci eu Apiúna, uma cidadezinha minúscula no Estado de Santa Catarina. No dia 5 de setembro de 1944, sou do signo de virgem. ATIVIDADE ATUAL Eu prefiro citar em primeiro lugar que sou Diretor Executivo do Instituto Avon, mas interinamente, me foi solicitado substituir o Diretor de Comunicação e eu estou lá já no décimo primeiro mês. E agora, mais recentemente, eu represento a Avon na ABIPEC que é a Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e represento a Avon na ABEVD que é a Associação Brasileira das Empresas de Venda Direta da qual eu sou o presidente atual. Eu sempre sonhei em ser presidente e não consegui. Aos 63 anos eu me tornei presidente, mais um sonho que eu realizei na vida. FAMÍLIA Meu pai é Fortunato Cipriani, um pai afortunado, e minha mãe, Josefina Mondini Cipriani. Meu pai é falecido, faleceu novíssimo, aos 76 anos; e minha mãe ainda é viva, vai fazer 92 anos com quase mais saúde do que eu. Meu pai teve várias atividades. Parece que eu segui, mais ou menos, os passos dele. Basicamente, foi agricultor, plantava de tudo, era uma economia de subsistência como se conhecia na época. Plantou até tabaco para a Souza Cruz durante muitos anos. Foi delegado de polícia, foi juiz de menores e em plena vitalidade ele faleceu, aos 76. Mas a atividade principal dele foi a agricultura, ele era agricultor. Minha mãe também, como esposa de agricultor era agricultora. Minha mãe costuma dizer, ainda hoje, que se ela ganhasse um real por cada molho de capim que ela cortou para o gado e tirou para tratar dos porcos e das galinhas, ela estaria riquíssima, porque o que mais ela fez na vida foi tirar alimento para os animais, alimento da natureza, é claro. Então, a profissão dela, foi dona de casa e lavradora também e hoje vive com a minha irmã. Meus avós são italianos. Meus avós vieram no começo do século passado, mil novecentos e...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Lírio Cipriani
Data: 11 de julho de 2008
Local de produção: Brasil / São Paulo
Personagem: Lírio Cipriani
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.