Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Lélis Ribeiro
Por: Museu da Pessoa,

Lélis Ribeiro

Esta história contém:

Lélis Ribeiro

P/1 – Então, Lelis, pra começar vou pedir que você fale seu nome completo, o local e a data de nascimento. R – Lelis Ribeiro, o nome. Nasci no dia quatro de novembro de 1970, aqui em Eldorado. P/1 – E você conheceu os seus aavós, Lelis? R – Muito pouco. Eles faleceram eu tinha dois anos, de dois pra três anos, os meus aavós maternos. Meu avô paterno também conheci muito pouco, mas a minha avó paterna ainda é viva, com 90 anos. P/1 – E você tem lembranças de infância de ir pra casa deles...? R – Sim, bastante. Minha aavó morou sempre em Santos, então era motivo pra gente ir à praia, nas férias. Daí depois ela mudou pra cá, minha avó – que eu tô falando da mãe do meu pai, que é russa, ucraniana. Daí ela mudou pra Eldorado e morou num sítio aqui também, a oito quilômetros da cidade, então era sempre motivo pra gente estar indo pro sítio, passear, essas coisas... P/1 – Você falou que ela era ucraniana, você tem histórias que ela te contou...? R – É, algumas, umas coisas bacanas que é do tempo da Primeira Guerra ainda, que o pai dela era do Exército Russo, o Exército Branco, que eles chamavam. E o comunismo naquela época começou a crescer e eles tiveram que fugir de lá, porque eles não concordavam muito com as idéias do comunismo, então dentro do próprio exército da União Soviética, antiga União Soviética, tinha uma briga do Exército Vermelho e do Exército Branco e eles vieram embora pra cá. Mas ela conta que era um lugar muito bonito, a cidade em que ela vivia, que era a cidade de Kiev, que foi até atingida pelo acidente de Chernobil e tal. E eles vieram pra cá com muita dor no coração, assim, porque era um lugar que eles gostavam muito, que tinha muitas igrejas bonitas, muitas praças, ela lembra disso, que ela era muito pequena. Então foi muito dolorido deixar aquela terra pra eles. Mas depois que vieram pra á se adaptaram e tal. E ela tá...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Lélis Ribeiro
Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Lélis Ribeiro

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Torcedor n°1
Texto

Claudio Ribeiro

Torcedor n°1
A heroína de fora das telas
Vídeo Texto

Maria da Penha Brito

A heroína de fora das telas
Os Domingues no Brasil
Texto

Euflosino Domingues Neto

Os Domingues no Brasil
O passado se revela
Vídeo Texto

Karina da Silva Scheyer

O passado se revela

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.