Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 10 de julho de 2024

Katotonero Heye Takoha - Assombrados pela Katotonero

Esta história contém:

Katotonero Heye Takoha - Assombrados pela Katotonero

Vídeo

Katotonero Heye Takoha - Assombrados pela KatotoneroLolawenakwaene nasceu na aldeia Halataikwa... Lola nasceu desmaiado sem respirar e seu avô soprou pra ele reviver, ele nasceu dentro de uma placenta, encapado, quase foi enterrado, chegaram a achar que estava morto. Quando ele voltou a respirar, o tio dele cuspiu em sua boca, puxou seus dedos e soprou no ouvido pra ele ser um cantador (sotakatali).

Fala que o pai não estava feliz com nascimento dele, porque achava que era filho de outro, e o tio ficou bravo com pai dele por isso. Quando era ainda bem pequeninho ficou doente e quase morreu, porque o pai não cumpriu regras.

Ele foi junto com 5 amigos numa barragem, ele era desobediente, então os pais levaram uma fruta pra ele, então eles quiseram pegar a fruta, porém não conheciam o caminho, como já tinham escutado os pais falando eles resolveram ir atrás, quando eles voltaram, erraram o caminho e tinha um amigo mais pequenininho que não sabia nadar e eles resolveram atravessar o rio a nado, então Lola conseguiu atravessar com ele, pois ele era o chefe do grupo de amigos, foi no final da tarde que chegaram no acampamento, outro parente encontrou eles, quando ele voltou seu pai estava bravo com ele, nunca mais faça isso de sumir assim. Depois seu pai o chamou pra ele ir levar armadilha pra barragem, mas ele emburrado não respondeu. Seu pai então foi pescar sozinho, quando ele foi junto com os amigos atrás da fruta eles encontraram uma menina um pouco mais bonita, ela era um espírito, um dos seus seios é grande, outro pequeno, se ela apertar o leite dela em uma pessoa a pessoa falece, ela tem o pé ao contrário, eles então começaram a pensar em fugir, um deles queria levar a vara de puxar formiga, mas não deixaram porque senão elas seguiria com eles, então eles quando andaram novamente escutaram essa menina, então saíram correndo e fugindo e nessa fuga ele acabou se machucando e sangrou bastante, o amigos dele então cuidaram bastante...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Katotonero Heye Takoha - Assombrados pela Katotonero
Data: 10 de julho de 2024
Local de produção: Brasil
Entrevistador: Kalaina Enawene
Entrevistador: Dalokwari Enawene
Vídeomaker: Atolohe Enawenero
Vídeomaker: Salomanero Enawenero
Vídeomaker: Kahetalose Enawenero
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.