Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Julia Gomes de Souza Bonfim

Esta história contém:

Julia Gomes de Souza Bonfim

Identificação Museu da Pessoa - Para começar, dona Julia, eu queria que a senhora dissesse seu nome completo, data e local de nascimento. Julia - O meu nome é Julia Gomes de Souza Bonfim, nasci no dia 25 de dezembro de 1945, no povoado Poço dos Bois, Município de Cedro de São João, em Sergipe. MP - Nasceu no dia de Natal? Julia - Foi. MP - Como é que foi esse nascimento? Julia - Esse nascimento eu não sei como é que foi. Sei que a minha mãe falava que eu fui xingada antes de nascer mesmo, e ela também. Porque lá usam... A parteira que vai assistir o parto e ajudar a mãe, né? Era dia de Natal, tem festa de rua, é a festa do ano. As filhas da parteira não podiam sair sem a mãe e a mãe foi lá na casa da minha, né? E elas começaram a xingar a minha mãe e eu, porque naquele dia eu ia nascer e ia atrapalhar a festa delas. MP - Está certo. A senhora foi a primeira filha? Julia - Não. MP - Quantos irmãos, dona Julia? Julia - 16 irmãos. É 16 irmãos. MP - Todos lá da mesma cidade? Julia - Tudo. Avós MP - Os pais da senhora, os avós da senhora também são de lá? Julia - São. MP - Nasceram lá mesmo? Julia - Acho que sim, porque uns eu conheci e outros não, né? MP - Por parte de mãe? Como é que chamavam as avós da senhora? Julia - Por parte de mãe? O meu avô era Idelfonso Vieira da Silva e a minha avó Maria dos Prazeres... MP - De Jesus? Julia - De Jesus. Acho que é, de Jesus. MP - Está certo. Julia - E por parte do meu pai era Antônio Gomes de Souza e Maria Cândida de Jesus. MP - Por parte de mãe, a senhora sabe um pouquinho da história desses avós da senhora? Julia - Parte de mãe, a história dos meus avós... Eu sei que o meu avô Idelfonso foi pego na mata, é o que falam, né? Que ele era caboclo, cabelo bem lisinho, parecia um caboclinho mesmo, mas era um docinho sabe, meu avô. Era ótimo, bom. E criou direitinho a minha mãe. Eu acho que ele era ótimo. A minha mãe falava que ele era...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma escola que integre o mundo de hoje
Texto
“O que importa é o que eu sou”
Vídeo Texto

Mariana Limeres Merendino

“O que importa é o que eu sou”
Uma comunidade na vida de uma escola
Texto

Sônia Cristina dos Santos de Souza

Uma comunidade na vida de uma escola
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.