Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Jubileu Ferreira dos Santos e o Relógio do Sol na Praça Nossa Senhora da Conceição

Esta história contém:

Jubileu Ferreira dos Santos e o Relógio do Sol na Praça Nossa Senhora da Conceição

Jubileu Ferreira dos Santos atende pelo apelido de Jubileu do Amendoim.

Nasceu em São José da Capetinga no estado de Minas Gerais em 1942, filho de Olga Curi dos Santos e de José Ferreira dos Santos; tem cinco irmãos sendo três homens e duas mulheres, uma delas é adotiva. É casado há quarenta e um anos com a Sra. Aparecida Cardim dos Santos, com quem teve cinco filhos naturais e oito filhos adotivos.

Chegou em Franca em 1945, com cinco anos e reside atualmente na Rua Espírito Santos, 704, Começou a trabalhar com o pai aos sete anos e com quatorze, em 1955, passou a trabalhar em uma fabrica, a Calçados São Lucas..

Vendia amendoim na Praça Nossa Senhora da Conceição, onde brincava e fazia seu trabalho. Era amigo do Sr. Geraldo Pelotão que o levava para casa quando ainda menino.

Jubileu declara-se muito agradecido às prostitutas, porque ela era um jovem recém casado que precisava ganhar dinheiro e elas permitiam que ele vendesse os amendoins em suas casas.

Um dia, sentado aos pés do Relógio do Sol, começou a admirá-lo e seu interesse aumentou a cada dia. Assim, de repente, foi tomado por um ímpeto, foi até o Bar Barão e começou a desenhar e estudar. Foi em busca do ponto mais alto, munido de uma bússola e começou a marcar o chão, na procura do norte verdadeiro, não o norte magnético. Abria-se assim o inicio de uma nova fase de sua vida.

Aprendeu a consertar o relógio com um judeu de nome Steinberg. Acerta o relógio há 30 anos sem nenhuma remuneração. Antes dele não havia quem cuidasse desse patrimônio, tombado há 118 anos.

Jubileu costumava dar réplicas do Relógio do Sol de presente aos artistas que vinham á cidade.

Foi homenageado na Câmara Municipal de São Paulo, por sua luta junto ao CONDEFAT e por seu inestimável serviço prestado.

Fez cinco relógios de sol que estão nas cidades de Águas da Prata, Limeira - no Colégio Jandira na Rua Barão do Cascalho, Guairá e...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Jubileu Ferreira dos Santos e o Relógio do Sol na Praça Nossa Senhora da Conceição
Local de produção: E. E. Professora Lina Picchioni Rocha
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A força da paróquia na Arquidiocese de Salvador
Vídeo Texto
Histórias do Alto Rio Doce
Vídeo Texto

José Gabriel Simão

Histórias do Alto Rio Doce
O verdadeiro Deus
Vídeo Texto

Adriano da Silva

O verdadeiro Deus
Uma mulher à frente de seu tempo
Texto

Maura Martins da Conceição

Uma mulher à frente de seu tempo
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.