Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Marewi
Por: Marewi, 6 de agosto de 2025

Jovens comunicador

Esta história contém:

Jovens comunicador

Me chamo Marewi Juruna. Nasci na cidade e perdi meu pai ainda pequeno. Foi minha mãe que cuidou de mim com força e coragem.

Cresci, estudei na cidade e, depois de terminar os estudos, voltei para minha aldeia, para estar junto do meu povo.

Fiz um curso de audiovisual e de jornalismo. Hoje, uso esse conhecimento como uma ferramenta de luta.

Luto pelo meu território, pelos direitos dos povos indígenas e pela valorização da nossa cultura.

A voz do meu povo, dos mais velhos e da floresta vive em mim. E sigo em frente com a missão de proteger, registrar e fortalecer tudo o que somos.

Mas até agora, as coisas não têm sido fáceis pra mim.

Tenho um filho pequeno que depende de mim. Estou desempregado, enfrentando muitas dificuldades, mas sigo firme, com fé e coragem.

Mesmo com tantos desafios, não desisto. Já pedi ajuda muitas vezes, mas quase ninguém me ajudava. E aprendi a não me abalar quando as pessoas não querem estender a mão.

Hoje, além do meu filho, cuido da minha mãe e também da minha avó, que já é idosa. Faço o possível por elas, com amor e responsabilidade, mesmo com poucos recursos.

A vida não é simples, mas minha luta é verdadeira.

Sou indígena, comunicador, pai, filho e neto.

E sigo lutando — pela minha família, pela minha cultura, pela floresta e pelo meu povo.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma educação plural para um país plural
Vídeo Texto
Resistir para existir, desistir jamais!
Vídeo Texto
O sangue Tupi não abaixa a cabeça pra dizer amém
Vídeo Texto
Fazendo o caminho da volta
Vídeo Texto

Cunumi Guyrá Morantim

Fazendo o caminho da volta

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.