Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 7 de julho de 2009

"Fui tomando esse amor"

Esta história contém:

"Fui tomando esse amor"

Vídeo

Meu nome é José Walter Feitosa da Mota, nasci em Aracaju, Estado do Sergipe. Minha data de nascimento é 15 de fevereiro de 1953.

Comecei minha vida embarcado nos navios. Aconteceu um acidente em minha mão esquerda, que causou a perda óssea; aconteceu uma mudança do quadro de mar. Fiquei quatro anos acidentado, com cuidados médicos numa clínica em Botafogo. Ao voltar à atividade de trabalho, falei à administração do RH [Recursos Humanos] do Edise [Edifício Sede] que, devido a morar em Teresópolis, gostaria muito de vir para a Reduc [Refinaria Duque de Caxias]. Passava sempre em frente à Refinaria, fui tomando esse amor, esse carinho pela Refinaria. Decidi fazer o pedido de transferência, na certeza de que seria um desafio na minha vida e hoje me sinto muito feliz. A Reduc é uma casa maravilhosa de se trabalhar, onde tem pessoas maravilhosas, amigos, pessoas que sempre correm atrás para o seu melhor.

Cheguei aqui logo que me recuperei do acidente, em novembro de 2002. Passei por uma experiência dois anos, para depois tornar a transferência definitiva em 2004. Já estou chegando próximo há oito anos na refinaria.

Cheguei na Petrobras como eletricista de manutenção, para embarcar nos navios. Fiquei embarcado, viajando, durante três anos, tanto no Brasil como em alguns países fora. No dia que estava programado para receber o seguro da Petrobras... São pessoas de outros países que vêm fazer uma vistoria e olhar como se encontra a manutenção, o que os profissionais estão realizando nos navios para que isso esteja bem, fazem anotações e é um ato de muita responsabilidade. Foi quando aconteceu o acidente. Eu acompanhava esse grupo de pessoas de fora e recebi o prontuário de uma máquina que eu tenho um grande conhecimento. Eu sabia que ela estava parada e aconteceu que uma válvula não descomprimiu. Esse equipamento que dá a partida; chamamos de motor auxiliar, é acoplado com o gerador de energia elétrica para o navio, para...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.