Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 2 de novembro de 2007

José Ribamar, uma personalidade

Esta história contém:

José Ribamar, uma personalidade

Vídeo

Sou o filho caçula da família de três irmãos homens e uma mulher. O meu nome saiu José Ribamar em homenagem ao santo padroeiro do Maranhão. Por aqui, toda família tem um filho com o nome José Ribamar em homenagem ao santo! Meu nome completo é José Ribamar dos Santos e nasci em 15 de fevereiro de 1947, em Caxias, Maranhão.

São José Ribamar, como eu falei, é o santo padroeiro do estado e também é o nome de uma cidadezinha que fica a 35 quilômetros daqui de São Luís. Inclusive o São José de Ribamar tem uma estátua que é a terceira maior do Brasil, primeiro o Cristo Redentor, segundo o Padre Cícero e em terceiro é São José de Ribamar.

Diz o povo maranhense que São José de Ribamar começou fazer milagres antes de chegar em São Luís. A história diz que em uma das viagens dos portugueses, o pessoal da Vila de São José, aqui no Maranhão, pediu uma imagem de São José. Até então não tinha nada de Ribamar, só São José. Em um determinado momento, já na volta dos portugueses pra cá, a embarcação estava passando por um momento difícil, de naufrágio! Segundo a história, uma das pessoas que vinha na embarcação fez uma oração pedindo ao santo que não deixasse a embarcação afundar porque ali tinha várias pessoas com família. Logo em seguida, segundo a história, o mar se acalmou. Aí uma das pessoas que estava na embarcação exclamou: “Poxa, esse São José está acima do mar porque logo que fez o pedido o mar se acalmou”. Daí em diante, ficaram com aquele negócio na cabeça. Quando chegaram no povoado de São José, aí tiraram o santo, botaram em cima do navio e disseram: “São José à riba do mar”, daí que veio o sobrenome de São José de Ribamar. É o que diz a história!

Meu nome me deu sorte! Passado um tempo, eu já estava em São Luís e decidi: “Vou procurar estudar”, aí eu saí procurando colégio, mas só que o documento que eu tinha era certidão de...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.