Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 28 de maio de 2003

José Paulo de Melo Goulart

Esta história contém:

José Paulo de Melo Goulart

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Paulo de Melo Goulart. Nasci em maio de 1953, na cidade de Recife, Pernambuco. INGRESSO NA PETROBRAS Na época, havia uma procura muito grande por geólogos. Nós, tínhamos muitas propostas de emprego. Na verdade, a Petrobras, não era um grande objetivo para mim, como era para uns amigos meus. Tive proposta para trabalhar em Belém, no Amazonas, até no interior do Rio Grande do Norte, então escolhi a Petrobras . Mais pela localização, porque Belém era uma cidade que me fascinava, deu vontade de ir para lá. Escolhi a Empresa, por conta disso. Eu morava em Recife. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Os primeiros anos na empresa são, principalmente,para geólogo, geofísico, de uma emoção muito grande. Porque é um mundo completamente diferente. Eu, que sai do nordeste para o norte, ver aquela realidade da selva amazônica, aquele mundo completamente diferente. Fiquei lá até 84. Acho, que foi um dos períodos mais importantes da minha vida, em termos de Petrobras. Eu tenho 27 anos de empresa. Nesse período, nós trabalhamos na área operacional, na parte de aquisição de dados sísmicos, para conseguir aumentar a produção, das equipes sísmicas. Quando nós chegamos, as equipes sísmicas do Amazonas tinham uma baixa produtividade, tinham uma má qualidade dos dados sísmicos. Conseqüentemente, tinha um custo alto do quilômetro sísmico levantado. Então, fomos colocados para chefiar o setor de operações, lá, e recebemos um grande reforço, vindo da Bahia, que era Marcos Antônio do Amaral. Começamos a investigar os problemas que existiam, para tentar soluciona-los, digamos assim, ajudar a Petrobras a descobrir o petróleo, lá no Amazonas. O que nós observamos, foi que, em relação ao pessoal da contratada, existia uma quantidade insuficiente de pessoas, para atingir as produções que queríamos. É importante esse aspecto de produção, porque existe uma ligação direta...

Continuar leitura
Palavras-chave: petrobrás, trabalho

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.