Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: José Menezes Filho
Por: Museu da Pessoa, 2 de setembro de 2004

Comandante do navio Cairú

Esta história contém:

Comandante do navio Cairú

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO

Meu nome é José Menezes Filho. Eu nasci no Rio de Janeiro em 1950, 13/01/1950.

INGRESSO NA PETROBRAS

Inicialmente, até pouco tempo antes de concluir o Curso de Oficiais da Marinha Mercante - que é uma escola que forma oficiais, para tripular os navios brasileiros - eu me interessei em ser oficial de navios da Petrobras, e isto foi o que me despertou a vontade de viajar, de conhecer um pouco do mundo. Eu me identifiquei muito com a profissão.

EDUCAÇÃO

Como todo brasileiro. Apesar do país ter uma dependência muito grande do transporte marítimo, saber que esse número é em torno de 95% a 97% de dependência do mar. Tudo o que a gente consome em terra - o próprio planeta é um arquipélago, quando aumenta a população existe a necessidade de consumo e o navio até o momento do atual estado da arte não conseguiu criar nada mais adequado para transportar grandes quantidades de mercadorias, a não ser o navio. E infelizmente, a gente não tem esse sentimento, eu fui desenvolver isso quando resolvi ir para escola de formação de oficiais. A vontade talvez vinha, não pela identificação com o mar que eu não tinha idéia, mas por gostar bastante de história, desde a época de ginásio, então eu lia bastante e achava que seria uma maneira de eu visitar e conhecer locais que me despertavam interesse na época de estudante.

PROCEDIMENTOS DE TRABALHO

No início de carreira você como oficial, cuida da parte de náutica, que era o meu caso. Eu cuidava da parte de navegação, tirando o serviço de quatro horas e descansando oito. As viagens eram, duravam cerca de 100 dias: 32, 33 dias de viagem depois que saía do Brasil. A gente levava minério do Porto de Tubarão para o Japão. Do Japão a gente ficava cerca de cinco e dez dias, depois fazíamos a travessia pelo Mar da China, Estreito de Málaca, Cingapura e íamos para o Golfo Pérsico carregar o navio. Navio grande, os maiores transportando cerca de dois milhões de barris. A...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.