Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: José Manuel Tavares
Por: Museu da Pessoa, 23 de setembro de 2004

José Manuel Tavares

Esta história contém:

Vídeo

Eu me chamo José Manuel Tavares. Nasci em Santos e atualmente resido no bairro do Boqueirão. Eu nasci em 16 de maio de 1961.

Na época, eu trabalhava já na área de informática e surgiu a oportunidade de vir trabalhar na Petrobras como empreiteira, na área de informática. E surgiu a oportunidade de um concurso externo, daqui da Petrobras, aproveitei essa oportunidade e passei junto com o pessoal. Na época, a gente estava concorrendo com 51 pessoas e a informática não tinha tanta ênfase assim. Isso foi em 1986, ingressei na Petrobras em setembro de 1986, direto aqui na RPBC – Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão.

A história que me marcou mais foi na época em que a gente tinha contato direto com o pessoal do Rio, por intermédio de terminais que a gente chamava de “terminais burros”, porque eles eram interligados via modem. E, em abril de 92, teve um episódio que marcou bastante. Eu não era da área, ainda, de apoio ao usuário – existia, na época, um help desk. E esse pessoal estava batalhando para colocar um terminal ativo aqui na área, cada setor tinha o seu terminal que a gente chamava de “terminal escopos”; os microcomputadores ainda não estavam presentes aqui na área e a gente dependia desses terminais para enviar dados para o Rio de Janeiro. O que marcou foi que nessa época o pessoal não conseguiu colocar ativo esse contato com o Rio e eu me empenhei, em tempo integral, em fazer essa comunicação e acabei conseguindo. Isso levou uns três dias para a gente achar qual era o problema de comunicação que existia. Como isso já estava ficando crítico e o setor tinha que ter essa comunicação com o Rio, eu acabei adentrando nessa atividade, mesmo não exercendo essa função de apoio, e acabei conseguindo fazer essa comunicação com o pessoal do Rio. Então, isso para nós foi marcante porque repercutiu bem na nossa área, no meu setor. A gente conseguiu colocar o nome do nosso setor em ênfase por isso. Na verdade, o...

Continuar leitura
Palavras-chave: petrobrás, trabalho

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.