Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: José Gil de Brito
Por: Museu da Pessoa, 27 de maio de 2003

José Gil de Brito

Esta história contém:

José Gil de Brito

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Gil de Brito. Nasci em 25 de março de 1954, em Serra Negra do Norte, Rio Grande do Norte. INGRESSO NA PETROBRAS Ingressei na Petrobras em 1978, como auxiliar de plataforma. PROCEDIMENTOS DE TRABALHO Um auxiliar de plataforma era chão de fábricA mesmo. Limpava plataforma, pintava, batia ferrugem, esses negócios assim. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Fui admitido, em 19 de junho de 78. Dia 20, já embarquei para a PUB 2. Passei 15 dias, na verdade, nesse primeiro embarque. Em 81, passei a ser auxiliar de produção e, depois, operador de produção. PROCEDIMENTOS DE TRABALHO Dou manutenção em válvulas, faço manobras, abro válvulas, fecho válvulas, testo poço no separador de produção. É isso aí. RELAÇÕES DE TRABALHO A convivência com o pessoal é tranqüila. É como se fosse uma irmandade, porque a gente convive mais com os colegas de trabalho, do que com a própria família. A gente fica confinado numa plataforma, então, o contato, com o colega, é até maior do que com a própria família. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Já trabalhei em revezamento de turno, que trabalhava 12 horas. Pegava de meio-dia à meia-noite, depois, de meia-noite ao meio-dia. Atualmente, trabalho em regime de sobreaviso, só durante o dia. Primeiro, morei em São Paulo, em 75, 76. Em 77, vim para cá e em 78 ingressei na Petrobras. Em relação ao meu inicio na Petrobras, atualmente, mudou muito. Antigamente, tinha muita gente, não tinha firma terceirizada, lá. Hoje em dia, 90% são de terceirizados. Eles fazem o mesmo trabalho, sendo de outra empresa. A rotatividade é muito grande. A luta é constante, para que haja mais admissão. Inclusive, tem muitos trabalhos, que deixam de ser realizados por falta de mão-de-obra. Prejudica o andar da produção. Lá, embarcadas são, na área todinha de Ubarana e Agulha, umas 20 pessoas da Petrobras e umas 70 de contratada. A relação é essa. Fiz...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.