Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 2 de março de 2007

José Francisco Russo Osório

Esta história contém:

José Francisco Russo Osório

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Francisco Russo Osório. Eu nasci em Porto Alegre no dia 14 de fevereiro de 1957. Há pouco tempo eu fiz 50 anos, um pouco menos que a Petrobras. INGRESSO NA PETROBRAS Eu fiz concurso em 1987 e fiquei aguardando ser chamado. Foi um período longo de espera e nós tínhamos a promessa de admissão imediata. Eu tinha trinta anos e dois filhos. Então, não pude esperar. Como o concurso era para trabalhar na Refap e também no Pólo, eu mandei currículos para o Pólo Petroquímico e lá fiquei trabalhando por dois anos. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Anteriormente, eu tinha um trabalho administrativo e estava ingressando numa área totalmente diferente, a área industrial. Eu trabalhava como secretário na Escola de Artes Gráficas do Senai. Era um trabalho administrativo e burocrático. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Entrei na Petrobras como operador. Fui ser operador numa empresa também do grupo, em que a Petrobras tinha participação, que era a Nitriflex. Lá trabalhei por quase dois anos. Isso provocou em mim algo diferente quando vim para a Petrobras. Eu trabalhei numa Empresa que era de “vazamento zero”. O que é isso? Devido ao risco da planta, não podia ter vazamentos. Eu já conhecia a Refap, do estágio que fiz, e pra mim se tornou uma grande brincadeira trabalhar na Refap, na Petrobras. Isso me tornou diferente de alguns outros, porque nessa minha evolução – em 18 anos de trabalho e quase 17 na Refap – eu fiz um trabalhei buscando resolver problemas de uma forma individual, unitária. Eu e mais alguns outros, não era o único do meu setor, na minha área. Eu entrei na Destilação e estou lá até hoje. O trabalho cresceu, a complexidade aumentou, houve uma evolução. Eu tive uma evolução, uma progressão profissional, talvez por perceberem essa diferença ou essa experiência anterior que eu trouxe, embora pequena. Eu virei um “caça vazamento”, eu virei um...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.