Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

José Domingos – Sua história, sua trajetória

Esta história contém:

José Domingos Mattos nasceu em Valença, no estado do Rio de Janeiro, em uma família de empreendedores. Desde cedo, ele e seus 8 irmãos precisaram trabalhar para ajudar no sustento da casa. Sempre muito curioso, começou consertando relógios, mas não demorou a tomar gosto pelo artesanato, já que seus pais faziam cestos e balaios para vender na feira. O menino aprendeu, aperfeiçoou os trabalhos manuais e começou a fazer sucesso por sua habilidade. Fibra de bananeira, folha de coqueiro, canudos, copos descartáveis... tudo se transformava, nas mãos habilidosas de artista.

Mesmo com muito talento para o artesanato, José Domingos, sempre muito ativo, não se contentou em ter apenas uma profissão. Iniciou corridas de rua, nas quais ganhou muitos prêmios, como organizador e corredor, e colaborou com os treinamentos dos amigos ciclistas e corredores. Esta foi apenas uma fase daquele que se tornaria mestre na construção civil. Autodidata em todas as suas profissões, José Domingos começou como pedreiro e hoje tem uma equipe que constrói do alicerce ao telhado, sempre com um toque sustentável. Suas construções são planejadas para o reaproveitamento de águas das chuvas, além do reuso de materiais.

Ainda com foco na construção civil, José Domingos criou o tijolo ecológico, porém o projeto foi reproduzido em outro estado, após uma passagem sua por lá e algumas explicações de como produzir o material. Hoje o produto foi patenteado e comercializado sem nenhum mérito para o seu idealizador. Mas este talentoso artista não se deixou abater e, hoje, conhecido como o homem das mil profissões, também tem uma empresa no ramo alimentício, que movimenta toda a família através do sistema de cooperativismo. A Casa do Pastel, em Saquarema, é coordenada por José Domingos, que criou uma massa diferente e faz sucesso na cidade. Sua esposa e suas duas filhas atuam na produção e venda dos produtos e para isso contam com funcionários, o que gera renda...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Transformando a dor em alegria
Texto

Eduardo Cômodo Valarelli

Transformando a dor em alegria
Minha vida: um palco iluminado
Vídeo Texto

Mariana Pabst Martins

Minha vida: um palco iluminado
Vídeo Texto

Davi de Souza

"O riso é anestésico"
A arte da arte correio
Vídeo Texto

Paulo Roberto Barbosa Bruscky

A arte da arte correio
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.