Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 26 de janeiro de 2005

Memórias de Garoupa

Esta história contém:

Memórias de Garoupa

Vídeo

Me chamo José Carlos Rodrigues. Nasci no dia 23 de outubro de 1958, em Cariacica, Espírito Santo.

Sou formado em Engenharia Elétrica. Na época, estava difícil conseguir emprego e uns amigos comentaram que tinha uma prova na Petrobras. Na ocasião, já sabia, mais ou menos, da importância da Empresa e vim fazer uma prova para Operador de Utilidades, embora não conhecesse a função. Fiz a prova, passei e fui admitido em cinco de dezembro de 1983.

Como eu disse, na época, estava difícil arrumar emprego e nós entramos como Praticante de Produção, era um dos níveis mais baixos da Empresa, nível nove. E, como o governo estava com pressa para admitir as pessoas, entramos nessa função. Logo depois, através de curso, de concurso, de cursos internos, passei a ser Operador de Facilidades Elétricas, da qual eu sou oriundo, pela formação em elétrica. Durante toda essa trajetória na Empresa, foram mudando as funções, os cargos. Hoje, somos Operadores de Petróleo, não mais específico na área de Elétrica. Temos uma função que também abrange a área de Facilidades em um todo, que também é a área da minha primeira vivência aqui. É como se fosse a concessionária de energia elétrica e também a concessionária de água, de saneamento. Então, nós abrangemos essas duas áreas na Empresa. Sempre trabalhei em Garoupa. Estou aqui há 21 anos e dois meses. Desde o início da plataforma, que vai fazer 20 anos. Quando a gente fala 20 anos, é da plataforma definitiva. Mas eu entrei aqui desde a pré-operação. Então, quer dizer, estou em Garoupa há 21 anos, mas são 20 anos de operação que ela vai completar.

Mudou muita coisa mesmo, desde o início. Tecnologia principalmente. Mudaram as coisas, facilitou para o trabalhador. Por outro lado, o número de pessoas envolvidas também mudou. Ontem, tive uma palestra com um Gerente e, com a reforma que vamos ter na unidade agora, temos uma previsão de que essa plataforma fique até 2035. Há...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.