Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: José Alves de Castro
Por: Museu da Pessoa,

José Alves de Castro e o tema "Calçados"

Esta história contém:

José Alves de Castro e o tema "Calçados"

Quando era criança o Sr.José morava em Delfinópolis, Minas Gerais, sua família era muito pobre e, quando tinha 06 anos de idade, seu pai faleceu.

Depois da morte de seu pai, vendo as necessidades de sua mãe, queria ajudá-la.

Foi nesta época que ele e sua família mudaram para Franca em São Paulo.

Quando fez 10 anos começou a trabalhar com calçados na Companhia de Calçados Palermo.

Sr. José se casou com 20 anos e comprou sua primeira sapataria com a ajuda de sua mulher.

Todos os dias, sua mulher levava o seu almoço e o seu jantar na sapataria porque ele trabalhava o dia todo até à noite.

Durante o dia consertava sapatos e à noite fazia botinas para vender nas cidades vizinhas nos finais de semana.

Sr. José foi fazendo calçados aos poucos, até chegar a 120 pares e nenhum a mais nem a menos, e foi apelidado de “Zé 120”.

Só passou a fazer mais de 120 pares depois que seus três filhos estavam na escola.

Depois de muito trabalho, sua sapataria se transformou em uma fábrica de calçados masculinos, chamada Jota Pê - Jota de seu nome e Pê do nome de seu sogro.

Ele sempre foi muito amigo de seus funcionários, por isso foi convidado para ser padrinho de casamento de 99 funcionários da fábrica.

Um certo dia, estava sendo padrinho de casamento em Batatais, São Paulo, quando sua fábrica pegou fogo. Com a ajuda de seus amigos que emprestaram as máquinas, ele continuou seu trabalho e aos poucos foi arrumando as suas máquinas e foi devolvendo as que seus amigos lhe emprestaram.

Para o Sr. José isto foi um acontecimento que ele nunca esqueceu.

Hoje ele se sente um homem realizado, porque conseguiu com seu esforço formar seus três filhos e fazer sua fábrica produzir 1.200 pares de sapato/dia, tendo aproximadamente 140 funcionários.

Estando seus filhos formados, o Sr. José doou a fábrica para eles e estando aposentado ainda trabalha como funcionário da fábrica em uma máquina que só ele sabe trabalhar.

O Sr. José...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: José Alves de Castro e o tema "Calçados"
Local de produção: E. E. Prof° Júlio César Delia
Autor: Museu da Pessoa
Personagem: José Alves de Castro

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Música e cerâmica
Vídeo Texto

Sérgio Adelchi Bonádio Weiss

Música e cerâmica
Surgimento do comércio
Texto

Dirce Saloni Pires

Surgimento do comércio
Jovem de roupa e alma
Vídeo Texto

Luiz Fernando Moreira

Jovem de roupa e alma
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.