Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 18 de julho de 2007

Joaquim Redig de Campos

Esta história contém:

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Joaquim de Sales Redig de Campos, nascido no Rio de Janeiro em 19 de maio de 1946. FORMAÇÃO PROFISSIONAL Minha formação foi na ESDI, Escola Superior de Desenho Industrial, aqui do Rio. Na época era a única escola de Design do Brasil. A segunda formação foi com o próprio Aloísio Magalhães, que fez o projeto BR para a Petrobras. Foi uma formação porque ele era uma pessoa muito didática. A minha experiência profissional foi com ele, desde o início. Comecei a trabalhar com ele no segundo ano da faculdade e fiquei até os 36 anos de idade. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Depois que saí do escritório do Aloísio, comecei com o meu escritório particular, praticamente individualmente. Já tive algumas sociedades com alguns designers ao longo do tempo, um em cada época, mas é um escritório pequeno. Eu faço projetos de produtos e ainda de marcas e de sinalização. Mais ou menos as mesmas coisas que eu fazia no escritório do Aloísio, só que acrescentando o design de produto, design de equipamentos, que, aliás, também fizemos na época em que desenhamos as bombas de gasolina na Petrobras. VIDA ACADÊMICA Além disso, eu dou aula, escrevo e estou muito envolvido com a questão conceitual, e, aliás, o Aloísio também estava. Foi uma herança dele e da Escola (ESDI) que também sempre nos faz refletir sobre o que se está projetando e projetar a partir da necessidade da sociedade. Então, tudo isso me leva a escrever, a me envolver com ensino. Estou fazendo o mestrado agora. Foi uma maneira que eu encontrei de canalizar justamente esse lado mais conceitual de escrever e de refletir. Tem vários assuntos sobre os quais eu reflito e quero escrever; um dos mais importantes é o Aloísio Magalhães. Há vários assuntos dentro do tema Aloísio Magalhães, que eu gostaria de estudar melhor, ir mais a fundo em fatos que acompanhei, como o projeto da BR, que foi o trabalho do Aloísio mais significativo,...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.