Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 26 de agosto de 2004

A luva defunto

Esta história contém:

A luva defunto

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO

Meu nome é Jairo de Jesus Ribeiro. Nasci no dia 29 de abril 1962, em Montes Claros, norte de Minas Gerais.

INGRESSO NA PETROBRAS

Eu terminei o curso técnico no Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) em 1981, no início do ano. Aí comecei a fazer estágio numa das empresas contratadas pela Regap. Era uma empresa de montagem. Então, fiz estágio, depois fui admitido nessa empresa como mecânico montador e, em seguida, virei soldador. E era muito comum, aliás, é até hoje, as pessoas ficarem em empreiteira. Vai trocando de empresas, os contratos vão terminando e as pessoas vão mudando de empreiteira. Em 1983, no segundo semestre, ocorreu um concurso na Bacia de Campos, concurso nacional. Eu me inscrevi e passei. Então, eu ingressei na Petrobras em primeiro de outubro de 1983.

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Fiz um curso de operador da Reduc e fiquei trabalhando na plataforma de Macaé. Eu era muito novo, então, foi um impacto sair de casa. Aquele negócio todo, ir trabalhar longe, ainda mais no mar. Assustava um pouco no início, mas uma das vantagens da plataforma é que a média de idade era muita parecida com a minha. Era muita gente nova, então o entrosamento era legal. Foi muito bom. Na plataforma eu era operador da área de utilidades. É aquele cara que cuida das máquinas, dos equipamentos. É o guardião dos equipamentos, vamos dizer assim. Como têm na refinaria também os operadores. Até que, em 1986, eu vi que não dava para continuar mais. Eu queria estudar e não tinha jeito, porque você ficava 14 dias embarcado e 14 dias de folga. Então, eu optei por sair da Petrobras. Aí eu pedi demissão na Petrobras de Macaé e participei de um novo concurso aqui na Regap, em 1986 mesmo. Passei no concurso e fui admitido na Regap. Foi assim que eu vim embora para cá.

Eu cheguei aqui, comecei trabalhando como operador também, porque eu passei no concurso para operador da área de utilidades. Mais ou menos um ano e meio depois, eu...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.