Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa,

Jacirema Firmino de Souza

Esta história contém:

P/1 - Oi Jacirema, vou começar perguntando seu nome, local e data de nascimento. R - Local você quer dizer Sete Barras ou residência? P/1 - Não, onde você nasceu. R - Ah, onde eu nasci? P/1 - Seu nome completo. R - Jacirema Firmino de Souza. P/1 - Onde você nasceu e que ano? R - Pariquera Sul, 1964. P/1 - E que Mês? Dia? R - 10 de julho de 1964. P/1 - Como é o nome da cidade? R - Pariquera Sul. P/1 - Pariquera Sul. R - Porque era a primeira maternidade. P/1 – Ela fica aonde, essa cidade? R - É, ela fica seguindo para Iguape. P/1 - Mas a sua família morava lá mesmo? R - Não, a gente mo...sempre morou aqui. Nasci aqui, mas... P/1 - Em Sete Barras? R - É, em Sete Barras. Mas a primeira maternidade era lá aqui da região, então as pessoas da minha época nasceram lá. O meu marido já nasceu aqui, em Sete Barras, porque não tinha maternidade na época dele. P/1 - E seus pais são aqui de Sete Barras também? R - São de Sete Barras também. P/1 - E você lembra a sua casa de infância aqui em Sete Barras? R - Lembro. Até um tempo atrás eu sonhava muito porque eu fiquei muito triste de ter mudado para outra casa. A minha casa hoje é onde é o Banco do Brasil. Até esses tempos tinha a árvore que eu marquei como o marco da minha infância. É, o “Chapéu de couro” que tinha lá, eles não tinham arrancado. Até eu bati algumas fotos, aquilo lá ficou registrado como a única memória, assim, viva ainda da minha infância. P/1 - Tem ainda? R - Não, eles cortaram. Morava bem no Centro. Eu lembro quando eu era criança, que não existia luz, é, a gente brincava até uma certa hora porque depois seria só à base de vela, lampião... Então a gente não tinha... P/1 - Quem morava com você na sua casa? R - Cinco irmãos, nós éramos em cinco irmãos. São duas moças e três rapazes. P/1 - E como, como que eram as brincadeiras de infância, do que que vocês brincavam? R - Ah, tinha de...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Jacirema Firmino de Souza
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.