Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa,

Irmã Angela

Esta história contém:

P/1 _ Irmã. Para começar eu vou pedir para você dizer o seu nome completo, a data e o local do seu nascimento. R _ Eu me chamo Maria Antonieta Biagione, conhecida por Irmã Ângela. Eu nasci no dia onze de dezembro de 1942, na cidade de Ipuiuna, sul de Minas Gerais. P/1 _ A senhora falou agora que é conhecida por Irmã Ângela. Podia contar para a gente porque Irmã Ângela. R _ Meu nome é Irmã Ângela porque eu sou de uma congregação religiosa. A Congregação das Irmãs de Jesus Bom Pastor, conhecidas por Irmãs pastorinhas. E quando eu entrei na Congregação as irmãs quando faziam os votos, que popularmente chamam de juramento, nós mudávamos o nome, naquela época em 1963. Então eu escolhi o nome de Ângela, que é o nome do meu pai. Depois a Congregação determinou que não havia mais necessidade de trocar o nome. Mas eu já havia incorporado tanto o Ângela, que continuou Ângela. Por isso que eu chamo Irmã Ângela. P/1 _ A senhora falou do seu pai que se chamava Ângelo. Que lembrança tem do seu pai e da sua mãe? O que eles trabalhavam? De onde eles eram? R _ O meu pai e a minha mãe são todos do sul de Minas Gerais. Meu pai era comerciante e o que eu me recordo com muita alegria assim do meu pai é que ele era uma pessoa muito alegre, muito comunicativa. Tinha muitos amigos. Então. E eu tinha uma afinidade muito grande com o meu pai por isso quando chegou o momento de escolher um novo nome eu escolhi Ângela. P/1 _ E como era a vida em Ipuiuna. Como era a cidade? R _ Na época que eu morava na cidade de Ipuiuna era uma cidade muito pacata. Poucas possibilidades de estudo. As pessoas que desejavam estudar depois que terminava a quarta série tinham que sair. Ir para Poços de Caldas, Pouso Alegre. Para São Paulo. Então a gente não tinha muitas oportunidades. A produção principal ali era a batata. E hoje ela continua ainda produzindo batata, mas desenvolveu muito o comercio na...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Irmã Angela
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.