Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Irineu Soares

Desenvolvimento do país.

Esta história contém:

Desenvolvimento do país.

Vídeo

Meu nome é Irineu Soares. A minha data de nascimento é 11 de novembro de 1939. E o local de nascimento é Caputira, uma pequena cidade no leste de Minas Gerais.

Eu morei lá até a época do vestibular, quando eu vim para o Rio para fazer vestibular e fiquei aqui. Entrei na Petrobras logo depois que me formei.

Eu queria ser engenheiro e, de certa forma, a vocação foi percebida. Tem um episódio curioso da minha infância. Meu pai trabalhou como lavrador, na roça mesmo. Depois, teve um comércio nessa pequena cidade. E houve duas obras marcantes na minha infância nessa cidade. Uma foi a construção da nova igreja. E a outra, a construção do novo cemitério. E ele tinha, assim, um pequeno comércio e eu ficava observando a obra e tentando desenhar o que estava se fazendo. Então, é um episódio que eu me lembrei e que talvez indicasse uma vocação para engenharia. O que de fato se concretizou de forma muito feliz, aliás na Petrobras.

Eu fiz engenharia aqui no Rio, na atual UFRJ. Naquela época, a Petrobras tinha regularmente os concursos de admissão. Então, no final do ano, a Petrobras ia nas universidades e divulgava o concurso, que era muito cobiçado.

Eu fiz o concurso. Terminei o curso em dezembro, em janeiro já estava na Petrobras.

Quando eu entrei a questão da tecnologia, tema hoje muito em voga, já era muito debatida naquela época, toda aquela movimentação política era muito discutida no dia-a-dia. No meio estudantil, o tema desenvolvimento do país. Tema que hoje se desenvolve. E na área de engenharia, havia uma consciência muito clara que, como parte do desenvolvimento, estava a capacidade de fazer projetos. O projeto é a atividade na qual a tecnologia se torna uma realidade. Então, na minha geração, havia uma grande motivação para se trabalhar nessa área. E a Petrobras era vista como uma excelente oportunidade, porque ela oferecia o curso de especialização. A pessoa entrava por concurso, fazia um curso de...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O tripé da qualidade
Vídeo Texto

Luis Fernandes Ceribelli Madi

O tripé da qualidade
Memorial
Texto

Angelo Brás Fernandes Callou

Memorial
Uma engenheira agrônoma no Banco do Brasil
Texto

Eliane Mattioli Alves de Sousa

Uma engenheira agrônoma no Banco do Brasil
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.