Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

IDENTIDADE LOCAL O PORQUE DO NOME IGARAPÉ-AÇU

Esta história contém:

DOCUMENTÁRIO: ENTREVISTA

IDENTIDADE LOCAL: O PORQUE DO NOME IGARAPÉ – AÇU

NOME: DORVALINO DOS SANTOS

IDADE: 93 ANOS

CIDADE: JURUTI.

O senhor Durvalino dos santas 93 anos, natural de Juruti, nascido na comunidade Terra Preta, e tinha como profissão a pesca e a carpintaria. Segundo ele morador desta região há 73 anos, trabalhou também no cultivo da juta e na extração de madeira. Não frequentou nem uma escola, mas aprendeu a ler e escrever orientado pelo seu pai na antiga cartilha do (ABC).

Em sua vivencia relata o nome de alguns antigos moradores já falecidos na região;como o senhor Raimundo Petrucio, Silveira Mascarenhas, Raimundo Francisco e Inácio ventura. E nessa época o comércio já existia com vendas de materiais regionais;vara para pesca, paneiro, tipiti, ambé e outros, como proprietário do seu comércio o Senhor Antônio Andrade de Albuquerque.

O Por que do nome igarapé-Açu?

Segundo o relato do senhor Durvalino há varias ideias que contextualizam o nome da comunidade Igarapé-Açu,pois na época existia um igarapé na área onde esta situada a comunidade, sendo que o mesmo abrangia as cabeceiras do panta-leão, cabeceira maloca, no qual existia uma grande variedades de peixes tendo como nomes; tucunaré-Açu, cara - Açu, pacu-Açu e da existência de uma palmeira tendo como nome tucumã-Açu. Portanto, esses fatores deram origem ao nome da comunidade. Sendo que a junção do grande igarapé com esses peixes e fruto originou-se o nome Igarapé-Açu, que é o nome da referida comunidade.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
Duas Vezes Bullying Nominal e Vocal
Texto

Daiane Bezerra Macedo

Duas Vezes Bullying Nominal e Vocal
Teatro em alto mar
Texto

Claude Haguenauer

Teatro em alto mar
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.