DOCUMENTÁRIO: ENTREVISTA
IDENTIDADE LOCAL: O PORQUE DO NOME IGARAPÉ – AÇU
NOME: DORVALINO DOS SANTOS
IDADE: 93 ANOS
CIDADE: JURUTI.
O senhor Durvalino dos santas 93 anos, natural de Juruti, nascido na comunidade Terra Preta, e tinha como profissão a pesca e a carpintaria. Segundo ele morador desta região há 73 anos, trabalhou também no cultivo da juta e na extração de madeira. Não frequentou nem uma escola, mas aprendeu a ler e escrever orientado pelo seu pai na antiga cartilha do (ABC).
Em sua vivencia relata o nome de alguns antigos moradores já falecidos na região;como o senhor Raimundo Petrucio, Silveira Mascarenhas, Raimundo Francisco e Inácio ventura. E nessa época o comércio já existia com vendas de materiais regionais;vara para pesca, paneiro, tipiti, ambé e outros, como proprietário do seu comércio o Senhor Antônio Andrade de Albuquerque.
O Por que do nome igarapé-Açu?
Segundo o relato do senhor Durvalino há varias ideias que contextualizam o nome da comunidade Igarapé-Açu,pois na época existia um igarapé na área onde esta situada a comunidade, sendo que o mesmo abrangia as cabeceiras do panta-leão, cabeceira maloca, no qual existia uma grande variedades de peixes tendo como nomes; tucunaré-Açu, cara - Açu, pacu-Açu e da existência de uma palmeira tendo como nome tucumã-Açu. Portanto, esses fatores deram origem ao nome da comunidade. Sendo que a junção do grande igarapé com esses peixes e fruto originou-se o nome Igarapé-Açu, que é o nome da referida comunidade.