Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Avani Fulni-ô
Por: Museu da Pessoa, 14 de outubro de 2019

Idas e Vindas de Avani Fulni-ô

Esta história contém:

Idas e Vindas de Avani Fulni-ô

Vídeo

P/1- ... você dizendo o seu nome, local e data de nascimento.

R- Meu nome é Avani, sou dos povos indígenas fulni-ô, de Pernambuco, Águas Belas, e moro aqui tem trinta e um anos, mas são trinta anos de idas e vindas. O que eu sei, tudo, é da minha cultura fulni-ô.

P/1- E quando você nasceu?

R- Quatro do quatro de sessenta e três. Eu sou natural de Arcoverde, foi uma passagem da minha mamãe, passando lá, aí tive que nascer em Arcoverde, mas o meu forte mesmo é Águas Belas, onde tem a nossa tribo indígena fulni-ô.

P/1- E o nome dos seus pais?

R- O nome do meu pai é Clemildo Florentino de Oliveira, e Alzira Maria Barbosa, que é o nome da minha mãe.

P/1- E o que eles faziam?

R- Meu pai era mecânico, minha mãe, indígena, assim, só que o meu pai também indígena, só que a gente morava mais na cidade, que é tudo próximo ali, né? E sempre o nosso forte é a nossa cultura que se chama ouricori. A gente tem um retiro de três meses e nesse retiro é aonde a gente aprende fazer nossos artesanatos, falar a nossa língua. Nós somos o único povo do nordeste que fala a língua indígena, que se chama yatê

P/1- Você pode contar um pouquinho, assim, do costume, da família, dos fulni-ô, do ouricuri?

R- Sim. Como eu falei, nós temos um retiro. Nesse retiro, é onde a gente aprende todo a nossa cultura indígena. Esse retiro é de três meses, onde nós temos uma abertura, no mês de setembro. Setembro, outubro e novembro, mas a abertura sempre começa um dia de domingo, e nesse domingo, aonde os povos brancos, que são os não-indígenas, que a gente fala na língua, que eles vão fazer a visita. Ali fica essa abertura pra todo mundo entrar. E nisso tem uma missa, o padre vai lá, celebra uma missa e faz, que é a abertura do ouricuri, que a gente chama. Porque nós temos duas aldeias, as duas aldeias fulni-ô, mas pra dividir, a gente coloca ouricuri, nesse retiro. A distância de uma pra outra é de seis quilômetros. Ali a gente...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Idas e Vindas de Avani Fulni-ô
Data: 14 de outubro de 2019
Local de produção: Brasil / São Paulo
Personagem: Avani Fulni-ô
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma educação plural para um país plural
Vídeo Texto
Resistir para existir, desistir jamais!
Vídeo Texto
O sangue Tupi não abaixa a cabeça pra dizer amém
Vídeo Texto
Fazendo o caminho da volta
Vídeo Texto

Cunumi Guyrá Morantim

Fazendo o caminho da volta

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.