Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Olodori Enawenero
Por: Museu da Pessoa, 14 de julho de 2024

Hotati Owasero - Tatuadora das Mulheres

Esta história contém:

Hotati Owasero - Tatuadora das Mulheres

Vídeo

Hotati Owasero - Tatuadora das MulheresOlodori Enawenero nasceu pela manhã na aldeia maerekwa, seu pai não ficou muito satisfeito porque ela nasceu no sexo feminino e ele estava esperando que viesse um homem, sua tia que lhe revelou essa história quando ela ficou maior. Ela nasceu bem grande e gordinha, o que é um sinal de bastante saúde.

Seu pai tinha bastante roça, e uma vez quando foi na roça e retornou para aldeia, ele pegou pneumonia forte, o genro acompanhou ele na roça porque ele não estava se sentindo bem, tinha um homem branco chamado Junior, ele acompanhou balançando a rede dele, enquanto tava todo mundo na roça, quando mudaram a rede dele de lugar ele já desencarnou. Após o falecimento do pai, foi o Daliyamase que passou a cuidar da família.

E após a partida do seu pai eles mudaram de aldeia, outra irmã mais velha se separou de casa, porque ela acabou se casando, foram para um Matokodakwa, o cacique Kayokase que chamou elas para morar junto dentro dessa nova aldeia.

Foi nesta aldeia nova que seu tio durante a caçada do mel é que chamou ela para cuidar da criança e ela ficou criando ele, quando ela estava bem pertinho de menstruar, pediu pra ela voltar pra casa de sua mãe. Mas seu tio não queria deixar ela ir embora, porque ia ficar com muita saudade dela, mas ela foi embora mesmo assim.

Quando elas voltaram na aldeia começou o ritual da roça da mandioca do yaõkwa, e foi nesse período que menstruaram. Outras amigas delas já tinham menstruado, o quarto delas era vizinho, então isso permitia que elas comessem castanha juntas. Todas elas menstruam, quem primeiro tatuou ela foi sua irmã, como ela não gostou da tatuagem ela foi tentar arrumar, porém como isso não é permitido ela acabou pegando furúnculo no local.

Ela não gostou muito da tatuagem que foi feita nela, então ela decidiu se dedicar a fazer tatuagem e foi assim que ela passou a tatuar várias meninas da aldeia, se transformado numa mestra dessa...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Hotati Owasero - Tatuadora das Mulheres
Data: 14 de julho de 2024
Local de produção: Brasil
Entrevistador: Salomanero Enawenero
Entrevistador: Dokotene Enawene
Vídeomaker: Salomanero Enawenero
Vídeomaker: Xiralise Enawene
Vídeomaker: Makoliali Enawene
Personagem: Olodori Enawenero
Pesquisador: Charles Pankararu
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.