Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Sonhadora 410
Por: Inventário de Sonhos, 15 de abril de 2020

Homenagem aos coletores de lixo

Esta história contém:

Homenagem aos coletores de lixo

Foi um sonho comprido. A partir de uma cena em que estava incessantemente em busca de um travesseiro para uma criança na minha casa, convidei meus familiares para ir à calçada de casa homenagear os coletores de lixo que passariam naquele momento, dizendo que estão coletando nossos lixos, alguns mau armazenados, pois em existem casas não seguindo o protocólo recomendado. Vi um homem na casa da frente armazenando seu lixo com muito cuidado em um saco azul e o colocando dentro de um grande balde azul, virando-o de cabeça para baixo. Olhei para a minha rua e me chamou atenção sua organização e limpeza, além do frio, do dia escurecendo e vazia de pessoas. O caminhão da coleta, azul também, muito velho, lembrando um trio elétrico, com os coletores em cima, todos vestidos de palhaço, passou em frente à minha casa em grande velocidade. Pensei na hora sobre a falta de cuidado do motorista com os coletores que pareciam apreensivos em cair do caminhão, em uma posição insegura, me atento aos seus semblantes tristes e novamente ao escurecer e o frio. Conseguimos aplaudir rapidamente, fizemos um pequeno festejo para eles e ficamos na calçada comentando sobre o trabalho longo que teriam, nas ruas cheias de ladeiras. Em seguida voltei à cena da minha preocupação com o travesseiro da criança.

Que associações você faz entre seu sonho e o momento de pandemia?

Associei os coletores/palhaços aos profissionais da saúde, em um trio elétrico para dar um show, mas estando no caminhão velho em uma posição insegura, com suas vidas em risco diante do motorista que governava com descuido, irresponsável. Isso me remeteu ao governo, o posicionamento do presidente (desgovernando o caminhão, a direção, sem cuidado com a vida de quem está fazendo o trabalho, com equipamentos inadequados - e de quem está na rua, como expectador, numa posição de dependência. O lixo a ser coletado, algumas casas seguindo o protocolo, algumas não - penso no...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Homenagem aos coletores de lixo
Data: 15 de abril de 2020
Personagem: Sonhadora 410
Autor: Inventário de Sonhos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.