Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 20 de junho de 2024

Hitati Kaxanero - Primeira gravidez

Esta história contém:

Hitati Kaxanero - Primeira gravidez

Vídeo

Hitati Kaxanero - Primeira gravidezSobre o nome dela e nascimento

Seu nome, que foi avô dela que colocou, nome dele Koxihi. Conta que o pai não queria tê-la, quando ela nasceu ele queria enterrá-la. Daí o avô não deixou ele enterrar, pegou ela e levou para casa dele. Diz que o pai só queria o irmão, não queria ela. A mãe que contou tudo isso pra ela. Ela nasceu na aldeia Marikwa, de noite.

o pai do avô dela, ele fazia, que ele coletava mel no mato, fazia peneira. Conta que naquele tempo eles atacavam a aldeia nambiquara, colocavam fogo, pegavam milho, mandioca dos nambiquara. O avô contava que antigamente não tinham nada, depois que chegaram os brancos começaram a ter as coisas (carro, barco, roupa, alimentos dos brancos, linha, barbante). Lembra que o avô fazia “escada” grande para coletar mel e armadilha para pegar peixe. Avô contava que quando outros povos atacavam os Enawenê, todos saíam correndo para o mato sem nada, lá improvisavam rede com casca de envira.

o pai do avô dela coletava mel no mato, fazia peneira. naquele tempo eles atacavam a aldeia nambiquara, colocavam fogo, pegavam milho, mandioca dos nambiquara. O avô contava que antigamente não tinham nada, depois que chegaram os brancos começaram a ter as coisas (carro, barco, roupa, alimentos dos brancos, linha, barbante). Lembra que o avô fazia “escada” grande para coletar mel e armadilha para pegar peixe. Avô contava que quando outros povos atacavam os Enawenê, todos saíam correndo para o mato sem nada, lá improvisavam rede com casca de envira.

O pai falou que não queria ela, que não cuidava dela porque queria arrumar outra mulher, não queria ter ficado com mãe dela. Pai falou que mãe dela ainda era muito criança e ele já era um jo vem, por isso não queria ter casado com ela, queria ter casado com outra mulher. Conta que o pai morreu durante um acampamento de pesca no mato, no rio Juruena. E fala que avó faleceu por conta de infecção com...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Hitati Kaxanero - Primeira gravidez
Data: 20 de junho de 2024
Local de produção: Brasil
Entrevistador: Lalowalohe Enawenero
Pesquisador: Charles Pankararu
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.