Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 7 de maio de 2015

Histórias de Beatriz del Castillo

Esta história contém:

Histórias de Beatriz del Castillo

Vídeo

Meu nome é Amandy da Costa González. Eu sou de Assunção, Paraguai e nasci no dia 1º de agosto de 1972. Meu pai é Juan Carlos da Costa de Castillo, ele era escultor e pintor. E minha é mãe Nidia González Talavera, ela era pau pra toda obra, ela fazia de tudo. Ela trabalhou de várias coisas, até porque ela teve diversos nomes, diversas personalidades diferentes também porque ela foi fugitiva por bastante tempo, ficou foragida, então ela precisou ter várias atividades. Tudo por causa da ditadura que existia no Paraguai e eles faziam parte de um movimento armado, chama OPM, Organização Primeiro de Março ou Organização Político-Militar. E eles eram uma resistência foquista ao regime. Eram os dois. Um era responsável do campo e outro era responsável urbano, da mesma organização. Eles se conheceram em debates clandestinos sobre Marx. Se apaixonaram, ficaram juntos e eu nasci primeiro. Eu acho que já começou a ter alguns enfrentamentos, acho que chegaram a acontecer assaltos, chegaram a acontecer movimentações do organismo e eles começaram a ser perseguidos. E nesse meio tempo também ela ficou grávida da minha irmã.

Meu pai já na época do colegial, ele já foi preso. Ele era do movimento estudantil. Ele já era clandestino quando eu nasci. Mas a minha mãe ainda não, minha mãe ficou depois. Ele foi emboscado e assassinado. Foi no enfrentamento com a polícia, foi um fuzilamento. Ele estava numa casa, ele e um casal, e a mulher estava grávida. E a polícia entrou, cercou a casa, subiu no telhado e quando eles perceberam que a polícia estava lá e que eles deram a voz de que eles estavam lá o casal, ele saiu pra enfrentar a polícia pro casal poder fugir. E o casal conseguiu fugir. Conseguiu fugir, se refugiou numa igreja e a igreja chamou a polícia.

Eu fiquei com a minha mãe num primeiro momento, até um ano de idade mais ou menos, mas também não ficava muito com ela, eu ficava mais com a minha avó. Porque ela...

Continuar leitura
Fechar

Vaca Mor

Dados da imagem

Imagem de:
Amandy da Costa Gonzalez

História:
Histórias de Beatriz del Castillo

Crédito:
Mbyda Conzalez

Tipo:
Desenho

Palavras-chave:
caricatura, vaca, festa da vaca

"Galactose é o leite da vaca da Galaxia". Essa é uma caricatura da Amandy. A legenda se deve a uma festa que organiza na Roosevelt onde todos vão vestidos de vaca.

Jardins Suspensos da Babilônia

Dados da imagem Amandy está com seu filho no minhocão colhendo assinaturas para ter pedestres.

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Amandy da Costa Gonzalez

História:
Histórias de Beatriz del Castillo

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
filhos, são paulo, minhocão

Amandy está com seu filho no minhocão colhendo assinaturas para ter pedestres.

Alma Guarani

Dados da imagem Amandy, criança no Paraguai, se conecta as suas Raízes indígenas. Ela está em um lugar onde só indígenas faziam rituais.

Período:
Ano 1997

Local:
Paraguai

Imagem de:
Amandy da Costa Gonzalez

História:
Histórias de Beatriz del Castillo

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
infância, paraguai

Amandy, criança no Paraguai, se conecta as suas Raízes indígenas. Ela está em um lugar onde só indígenas faziam rituais.

Águade Lluvia

Dados da imagem Esse é o cartaz da peça

Período:
Ano 2005

Local:
Paraguai / Assunção

Imagem de:
Amandy da Costa Gonzalez

História:
Histórias de Beatriz del Castillo

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
artista, teatro

Esse é o cartaz da peça "Águade Lluvia", a partir do relato autobiográfico de Amandy. No fundo está a imagem de criança e na câmera, a atriz. O nome da peça é o significado de Amandy em guarani.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.