Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

Histórias da Bia

Esta história contém:

Beatriz Helena Engracia Mello, nasceu em Ribeirão Preto, em 1951 e passou sua infância em uma casa Grande no centro da cidade, na rua São Sebastião, onde hoje se localiza o edifício que leva o nome de seu avô paterno, capitão Lino Engrácia. Uma menina tímida, destemida, com poucos amigos, caçula de quatro irmãos gostava de brincar de bola na rua, jogar pingue-pongue, era apaixonada por animais. Estudou ensino básico na escola estadual Dr. Guimarães Júnior, onde não se esquece da sua primeira professora, Mercedes que a corrigiu com violência física, a qual não doeu tanto quanto a humilhação perante seus amigos. Sua paixão por animais começou quando acompanhava sua mãe indo de carroça para escola rural dar aula e no caminho encontrou um cachorro que necessitava de cuidados e o adotou. Filha de um dentista, tinha o sonho de ser engenheira pois adorava matemática, mas seu pai não permitia, desejava que seguisse sua carreira, esse fato contribuiu para que se tornasse professora de matemática no futuro. Já na adolescência sem muita rebeldia e muito obediente nunca se esqueceu que para ir à escola seu pai obrigava, mesmo odiando, a comer arroz, feijão, bife de fígado e tomar um copo de leite. Ia chorando a caminho do colégio Auxiliadora levando em sua lancheira um pão com goiabada e uma garrafa de leite todos os dias. Aos 14 anos, se apaixonou pela primeira vez, num baile de máscara no carnaval pelo João seu primeiro namorado e atual marido. Ao alimentar um namoro escondido, fingiu levar um caderno para sua amiga todos os dias às 18h00 para encontrar o João, que trabalhava em frente de sua casa. Até que na sua festa de 15 anos, na valsa, ao trocar os pares começou a dançar com o João e todos aplaudiram foi quando seu pai percebeu que era o único que não sabia do namoro. A partir daí começou um namoro em casa, vigiado pelo seu pai. Esta fase foi marcada pela predileção da comida Feita por sua mãe, pelos esportes: natação e...

Continuar leitura
Palavras-chave: infância
Fechar

Beatriz Helena Engracia Mello

Dados da imagem Foto do projeto

Período:
Ano 2019

Imagem de:
Beatriz Helena Engracia Mello

História:
Histórias da Bia

Crédito:
Memória local na escola

Tipo:
Desenho

Palavras-chave:
projeto memória local na escola

Foto do projeto

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.