Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

História de vida do Sr. Antonio

Esta história contém:

TEXTO COLETIVO SOBRE A ENTREVISTA ELABORADO PELOS ALUNOS DO 4° TERMO DA SUPLÊNCIA I – PROF. JOSÉ GERALDO _ “ PARTICIPANTES DO PROJETO MEMÓRIA LOCAL NA ESCOLA “.

No dia treze de setembro de dois mil e seis, nós alunos do 4º Termo, entrevistamos o Sr. Antonio Ramos Pereira, 74 anos, nascido no Rio Casca, Minas Gerais, que falou muitas coisas interessantes sobre sua infância e juventude, sobre sua família, seu trabalho e principalmente sobre o bairro, pois reside aqui há 45 anos.

O Sr. Antonio nos disse que sua infância foi muito boa, tinha muitos colegas, brincava de bola, constantemente. Na juventude tinha uma vida sossegada, pois naquela época não se falava e nem havia drogas, e, essa palavra era usada para coisas que não prestava (por ex: O vaso caiu e quebrou). Jogue essa droga no lixo (vaso). Seus pais eram rígidos, mas não eram bravos, não deixavam sair e exigiam muito respeito.

“ Nunca fui namorador” _ disse ele , conheci, namorei, casei-me e estamos juntos até hoje. Temos seis filhos,(um administrador de Empresas, um professor, um caminhoneiro, um agente de cargas (no aeroporto) e duas filhas que são do lar). Namorar só podia pegar na mão; a moça tinha que ser virgem para se casar. Os casais não brigavam.

Hoje, tudo mudou, as meninas engravidam muito cedo, na maioria das vezes assumem o filho sozinha. Acho que as mulheres devem se valorizar e se preservar mais.

Em 1960, vim para São Paulo, a procura de trabalho, pois, lá trabalhava na roça, plantando milho, feijão, arroz, mandioca, enfim, de tudo.

Em 1961, mudei para São Miguel Paulista, gostei e estou até hoje. Trabalhei na Cia Nitro Química apenas seis meses, devido a soda, fui obrigado a pedir demissão, mas antes, conheci o sr. Antonio Ermírio de Morais, homem simples e bom .

Posteriormente fui trabalhar em açougue.

Aqui, no Jardim Helena, a situação era precária, pegávamos água no poço, tomávamos banho de bacia,...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: História de vida do Sr. Antonio
Local de produção: Sala De Leitura Da Emef Raimundo Correia
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Antonio Aluizio Russo
Vídeo Texto

Antonio Aluizio Russo

Antonio Aluizio Russo
Pela linha da siderúrgica
Texto

Paulo Marcelino de Seixas

Pela linha da siderúrgica
Eu vou, a lembrança fica
Texto

Antonio Caetano de Oliveira

Eu vou, a lembrança fica
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.