Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Alice Betine Ortega
Por: Gabriella Ortega, 21 de maio de 2023

História de vida de Alice Betine Ortega

Esta história contém:

História de vida de Alice Betine Ortega

Alice Betine Ortega, nasceu no dia 25 de outubro de 1943, na cidade de São Paulo. Seu pai, Ângelo Ortega era filho de uma espanhola, e sua mãe, Alice Betine Ortega era filha de um Italiano. Então na casa de Alice era uma mistura dos idiomas, português, espanhol e italiano. Aos 12 anos de idade Alice começou a trabalhar em uma fábrica de lentes, onde ficou por dois anos. Aos 14 anos começou a fazer um curso de corte e costura e ganhou o concurso de princesa do corte e costura. Aos 16 anos passou a vender as roupas que costurava para fora e deu aulas de corte e costura também.

Quando tinha 18 anos se casou com Clóvis da Silva e aos 19 anos teve seu primeiro filho, Clóvis da Silva Filho. Com 22 anos teve seu segundo filho, Cláudio da Silva. Por um tempo ela foi babá das crianças do prédio em que morava. Além de gostar muito de moda, ela também adorava cozinhar, então passou a vender bolos, tortas, docinhos e salgados para fora. Também vendia um tempero para comida caseiro, que era tão conhecido, que aos 50 anos, quando ela se mudou para Itajubá (MG), passou sua receita para sua nora Joana D’arc Silva, esposa de seu filho mais novo Cláudio da Silva, que criou sua linha de produtos e seguiu o caminho da sogra de vender temperos, salgados e outros.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Veículos em Campinas
Vídeo Texto

Geraldo Aparecido Rossi

Veículos em Campinas
A travessia reversa
Vídeo Texto

Isabel Casimira Gasparino

A travessia reversa
Carne trêmula
Vídeo Texto

Jose Evangelista de Castro

Carne trêmula

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.