Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

História de vida- Valcira

Esta história contém:

História de vida Valcira

Valcira Ferreira de Morais nasceu em 01 de outubro de 1978, no Seringal Vila Nova, do município de Xapuri, de origem humilde, filha de José Ferreira de Morais e Adélia Ferreira de Morais, a 14; filha de seu José e Adélia, a caçula. Apenas 9 irmãos vivos, três irmãos e cinco irmãs, 5 faleceram.

Sua infância foi marcada por muitas brincadeiras, bonecas de panos, cabra cega, tomava banho no igarapé, acompanhava sua mãe na retirada da seringa, muitas das vezes por ser criança não aguentava o caminho, pois era muito longe, sua mãe a deixava numa árvore para que os animais , como as queixadas, não a pegassem. Aos 14 anos de idade juntou-se com seu João, e, aos 16 anos teve sua primeira filha, Maria Iris.

Em 1995, separou-se de seu marido e foi morar na casa de seus pais em Rio Branco-Ac, com apenas 17 anos de idade começou a trabalhar numa casa de família para sustentar sua filha. Em 1996, começou seus estudos, os quais não teve oportunidade enquanto morava no Seringal; começou a aprender a ler com 17 anos de idade. Em 1999, casou-se com Oséias Pereira, e, em 2000, teve sua segunda filha, Márcia Anorlook.

Em 2006, seu marido sofreu um acidente que lhe deixou paralítico. Em 2009, começou um curso de teologia com a duração de 4 anos. Em 2011, seu marido faleceu, pois como havia ficado paralítico e os seus rins ficaram comprometidos, teve uma parada renal, o que ocasionou uma parada generalizada nos órgãos. Em Janeiro de 2012, aos 99 anos de idade, seu pai José faleceu. Em 2012, formou-se em Teologia.

Em 2014, foi chamada para dirigir uma congregação da igreja Assembleia de Deus do 2distrito, sendo, assim, a primeira mulher a dirigir uma congregação. No mês de Agosto de 2018, passou por uma cirurgia para a retirada do útero, pois estava sofrendo com miomas, e, como já havia perdido muito sangue, a anemia estava no último estágio, quase virando leucemia, por sorte a cirurgia foi um sucesso.

Em...

Continuar leitura
Palavras-chave: mariasquenosinspiram

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.