Em doze de dezembro de 1946, Naoco Hachiya Yoshi nascia em Barrinha, uma cidade do estado de São Paulo, com mais ou menos 2 anos se mudou para Primeiro de Maio com seus pais e uma de suas irmãs. Quando chegou lá a cidade estava começando a se formar, estava começando a abrir as matas e começando a aparecer algumas casas bem simples de madeira. A igreja matriz era bem pequenininha de madeira e bem mais tarde foi reformando até ficar como hoje, uma igreja muito grande e bonita. Até hoje mora no local, seus pais tinham uma casa comercial de secos e molhados e depois bar e sorveteria, assim que seu pai e sua mãe criaram os seus 10 filhos.
As brincadeiras daquele época eram muito diferente de hoje em dia, sempre estudava e trabalhava na casa lavando a roupa de todos.
Hoje tem alguns clubes de lazer, asilo, restaurantes, que naquela época não tinha... hoje em dia não tem mais clubes de dança a não ser para a terceira idade.
Nem médicos tinha naquela época, o primeiro medico foi o Dr Milton Viana Batista e sua espora dona Vera que fundou a APAE.
Antes da represa capivara inundar várias casas, Primeiro de Maio teve mais de 40 mil habitantes, mas muitos deles se mudaram e hoje temos mais ou menos 10 mil habitantes.
Como ela foi professora de Geografia no colégio Marechal Castelo Branco, tem muitos alunos que hoje são engenheiros, dentistas, professores e que ela fica muito orgulhosa.
Sua maior conquista foi formar uma família, ter os filhos e netos (Henryck, Luciano, Luísa, Halyssa, Rafahel e Ricardo) que tem, entre eles duas filhas dentistas (Héryca e Hellaynne), uma fonoaudióloga (Hellen) e um agrônomo (Hederson)e seu neto mais velho que esse ano se forma em engenharia química.
Sua maior perda, que ela sente muita falta, é a morte de seus pais que foram muito cedo.
Hoje, já aposentada gosta muito de fazer pintura em tecidos e faz alguns esportes como pilates e hidroginástica.