Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

História de Maria José dos Santos

Esta história contém:

História de Maria José dos Santos

(depoimento de Maria José dos Santos)

Comecei a trabalhar aos 12 anos para ajudar mamãe. Nasci em 25 de fevereiro de 1950... em Caruaru - Pernambuco, local onde minha família e eu enfrentávamos a seca e a fome. Com muita dificuldade, cheguei a estudar os primeiros meses de jornalismo em Recife - Pe, mas como a universidade era durante o dia.. , tive que abandonar os estudos, pois tinha que trabalhar para sustentar mamãe, minha irmã e eu. Em 1977, na tentativa de melhores condiçoes de sobrevivência, fomos para Feira de Santana na Bahia.

No dia 12 de Julho de 1978, Deus me presenteou com minha entrada nos Correios! Foi como a Porta da Esperança para mim! Este foi um dia triunfal em minha vida e na vida dos meus familiares. Ao saber que fui aprovada, Meu Deus!! Foi o maior e melhor presente que pude receber das mãos de Deus, pois estava muito necessitada.

Ao receber a notícia da aprovação, fui a Salvador-Ba afim de fazer os exames admissionais. Foi um dia de grande luta, porém cheio de vitórias! O dinheiro que eu tinha só dava para comprar um pastel e um copo de suco de maracujá para me alimentar durante o dia inteiro andando entre os bairros da capital entre cidade baixa e cidade alta para realizar os diversos exames.

Era uma e meia da tarde, eu ainda tinha que ir à Secretaria de Segurança Pública, na Praça da Piedade, pois a Empresa precisava dos meus antecedentes criminais.. mas, Deus e seus anjos estavam de "plantão"para me ajudar, como sempre! Chegando lá, se encontravam os advogados ou juízes.. na verdade.. não sei exatamente quem eram eles.., que estavam descansando do almoço. Olhei-os por uma janela de vidro e pedi um pouco de atenção pois precisava falar com algum deles. Disse-lhes: - Sou de Caruaru - Pe e preciso que os senhores me ajudem dizendo através de um papel assinado que eu nunca fiz nada de errado. Preciso desse papel para que eu possa trabalhar.. Por favor, acreditem em mim! Eles sorriram e disseram-me :...

Continuar leitura
Palavras-chave: correios 350 anos, correios

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: História de Maria José dos Santos
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A arte de ensinar filatelia
Vídeo Texto

José Luiz Peron

A arte de ensinar filatelia
Texto

João Vieira de Rezende

"Tô aqui pra trabalhar"
Inspirando Ziraldo
Vídeo Texto

Moacyr Viggiano

Inspirando Ziraldo
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.