Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Anônimo
Por: debora nascimento, 3 de julho de 2023

História de luta de um tuxaua macuxi

Esta história contém:

Olá! Eu sou Débora de Souza Nascimento, acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação do Campo de Roraima com Habilitação em Ciências da Natureza da Universidade Federal de Roraima e vou contar a história de luta do Tuxaua Orlando que é um líder importante no movimento dos povos indígenas de Roraima.

O tuxaua Orlando Pereira da Silva é natural do Município de Uiramutã, comunidade indígena Uiramutã, pertence ao povo indígena Macuxi e tem um papel importante na luta dos povos indígenas de Roraima, pois é um dos idealizadores do “Vai ou Racha” que resultou na homologação da Terra Indígena Serra do Sol.

Era 1940 quando o tuxaua Orlando nasceu. Em seus primeiros anos de vida morou na aldeia Uiramutã com seus pais e irmãos felizes se alimentando da agricultura da caça e da pesca. No entanto, a sua vida mudou completamente quando tinha mais ou menos 8 anos de idade quando foi vendido por seus pais para um comprador de diamantes chamado capitão Sodré a troco de um forno de torrar farinha, uma espingarda, cinco saco de sal, cinco machados e cinco terçado.

O tempo em que o menino Orlando esteve morando com o capitão Sodré foi forçado a trabalhar muito em garimpo braçal e em fazenda de gado, trabalho escravo, pois só recebia comida pelos seus feitos. E durante todo esse período ele começou a observar como era os pensamentos do não índio em relação aos indígenas e de como os tratava aproveitando-se dos seus trabalhos, escravizando-os.

Aos 14 anos o futuro tuxaua Orlando pediu aos seus senhores para voltar para sua família, porém, lhe foi negado este pedido, pois lhe afirmaram que ele ainda estava com dívidas com ele e que ainda tinha muito trabalho para pagar.

Em meados de 1973, o senhor Orlando, agora jovem, voltou para sua aldeia e o dia em que ele chegou, coincidentemente, era um dia de reunião com eleição para a escolha de um novo tuxaua, logo foi eleito como tuxaua e exerce essa função até os dias de...

Continuar leitura
Palavras-chave: luta, resistência

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um sonho individualista que virou coletivo
Vídeo Texto
O taxista faixa preta
Vídeo Texto

Manoel Bezerra de Vasconcelos

O taxista faixa preta
Uma vida de militância
Texto

José Maria de Almeida

Uma vida de militância
Ando com Nhanderú do céu
Vídeo Texto

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.