Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Luiz Oscar Cummer
Por: Museu da Pessoa,

História de Luiz Oscar Cummer

Esta história contém:

História de Luiz Oscar Cummer

P - Como se chamavam seus pais? R - Meu pai chamava Attílio Cumer e minha mãe Hermínia Cumer. A minha mãe é da família Baldassin, cuja família inteira trabalhou na Rhodia. P - Quantos irmãos e irmãs o senhor tem? R - Eu tenho quatro irmãos; um deles é falecido. Nós éramos em cinco, o meu irmão mais velho, Osvaldo Cumer, já faleceu. P - E quantas irmãs? R - Tenho duas irmãs vivas e mais um irmão vivo. P - Qual era a atividade profissional dos seus pais e dos seus avós? R - É, meu pai eu posso dizer que ele era um artesão, ele fazia sapatos. Ele trabalhava pra fábrica de sapatos em São Paulo e ia todo dia, de trem, pegar parte de sapatos; terminava os sapatos, e levava os sapatos prontos pra São Paulo. Isso era religioso. Por anos e anos ele tomava o trem das três e vinte - e naquela época o trem das três e vinte saía às três e vinte realmente. Ia até a Móoca, entregava os sapatos que ele fazia, pegava novos sapatos para fazer, trazia para Santo André, trabalhava à noite e de manhã, então três e vinte do dia seguinte ele estava tomando o trem. Isso ficou gravado na minha lembrança, porque eu participei ativamente disso. Eu ajudava ele a fazer sapatos. Então eu costurei muitos sapatos... à noite, principalmente, ajudava o meu pai a costurar sapatos, eu e meu irmão. E de manhã, às vezes, quando não ia na escola de manhã, ou ia à tarde - era menino ainda, era o grupo escolar -, eu ajudava meu pai no acabamento dos sapatos, a engraxar a sola dos sapatos. Eram uns sapatos, na época, uns sapatos finos, de camurça, então os sapatos eram encapados, tudo com papel manteiga, depois de pronto tinha que tirar tudo aquele papel, enfim, depois passar uma escovinha no sapato, dar esse acabamento final. E o tempo que eu tinha pra jogar uma bola no campinho com os amigos era o tempo que o meu pai tomava o trem das três e vinte, ia pra São Paulo, e voltava às 5 horas. Então jogava bola, na época a bola era a bola...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.