Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

História de Antônio Oliveira da Silva

Esta história contém:

História de Antônio Oliveira da Silva

P - Bom para começar, por favor, diga seu nome completo, data de nascimento, cidade. R - Meu nome é Antônio Oliveira da Silva, sou nascido em Porto Alegre, no dia 21 de dezembro de 1946, minha família toda é de Porto Alegre. Meu pai é falecido, nome Osvaldo, minha mãe é viva, nome dela é Nadir. P - O que o seu pai fazia? R - Meu pai era comerciante, minha mãe era do lar. Meu pai trabalhou muito tempo com o Instituto Riograndense de Carnes, que era distribuidora, era um frigorífico, que distribuía carnes em todo o estado. Trabalhou muitos anos com isso, praticamente até morrer. P - O senhor tem irmãos? R - Tenho um irmão mais moço, com 40 anos, que é engenheiro eletrônico, é solteiro, e vive com a minha mãe ainda. P - E os seus avós? Também eram de Porto Alegre? R - Meus avós todos daqui, também, já falecidos, os dois. P - Em que bairro o senhor morava aqui? A sua casa de infância. R - É onde eu moro até hoje. Fica a uns dois quilômetros daqui, bairro Jardim Botânico. Um bairro bem arborizado também, que fica próximo ao Jardim Botânico da cidade. P - Como era a sua casa? R - Ah, era uma casa de madeira, simples, bem simples, eu morei nessa casa mais de 20 anos, depois, quando casei, saí, aluguei um apartamento, mais tarde consegui comprar um apartamento, e para o fim, eu consegui construir em cima desse terreno. P - Derrubou essa casa? R - Desmanchei essa casa e construí uma casa de dois pisos, um sobrado. Em princípio minha mãe morou também comigo, depois ela resolveu sair e morar com meu irmão, e eu acabei comprando a parte deles, e aí fiquei com a casa e moro até hoje com a minha família. Eu tenho esposa, três filhos. Tenho um filho fazendo faculdade de fisioterapia, está com 21 anos. Tenho uma filha mulher com 18, fazendo o cursinho para o vestibular, e tenho um menor, que chamo a borra do tacho, que está com 13 anos.(risos) P - E, voltando um pouquinho atrás, o senhor se lembra como foi...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: História de Antônio Oliveira da Silva
Local de produção: Porto Alegre
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Antonio Aluizio Russo
Vídeo Texto

Antonio Aluizio Russo

Antonio Aluizio Russo
Pela linha da siderúrgica
Texto

Paulo Marcelino de Seixas

Pela linha da siderúrgica
Eu vou, a lembrança fica
Texto

Antonio Caetano de Oliveira

Eu vou, a lembrança fica
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.