Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Autores e Ilustradores:

Professora Marleine e seus alunos]

1º. Ano do II Ciclo – tarde

EMEIEF “Maria Delphina C. Neves”

Santo André / 2009

Índice:

Capítulo I –Região Nordeste

Capítulo II – Região Sul

Capítulo III – De Volta para o Nordeste

Capítulo IV – Região Sudeste

Capítulo I –Região Nordeste

Há muito tempo atrás, numa cidadezinha chamada Águas Belas, nascia uma menina chamada Angelina Nunes de Oliveira, no ano de 1953. Esta cidade fica localizada na região nordeste do Brasil, no interior do estado do Pernambuco.

Sua família era formada pelo pai, o Senhor Rosalvo Vieira Nunes, pela mãe, Maria Félix Souza Nunes e mais sete filhos. Angelina era a segunda filha do casal.

Quando a menina completou dois anos, a família resolveu morar no Paraná, pois em Pernambuco, faltava água e emprego. Foi uma longa viagem de trem, de “Maria Fumaça”.

Capítulo II – Região Sul

Na região sul do Brasil, no estado do Paraná, a família foi morar na cidade de Colorado, bem próximo ao rio Paraná.

Desde pequena, Angelina começou a trabalhar na roça para ajudar no sustento da família. Morava num sítio, onde plantavam e criavam animais. Pegava água no rio para beber e cozinhar.

Apesar do trabalho infantil, pois trabalhava na roça, Angelina podia brincar, nadar e mergulhar no rio Paraná. Suas brincadeiras preferidas, além de brincar no rio, eram: pular corda, brincar com sua boneca de espiga de milho e com carrinhos também feitos de espigas de milho com rodinhas de tampinhas de garrafas.

Angelina estudou até a 4º série, em uma escola perto do sítio onde morava. Sua primeira professora chamava-se Francisca e a da que ela mais gostou se chamava Laura.

Quando Angelina fez 18 anos, sua mãe e seu pai ficaram com saudades de Pernambuco e resolveram voltar para a região nordeste.

Capítulo III – De Volta para o Nordeste

Então, ainda...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Fé para resistir no mundo cão
Vídeo Texto

Angelina Guizi Correa

Fé para resistir no mundo cão
Memórias Costuradas
Texto

Catarina Aparecida Molero Loverra

Memórias Costuradas
Supermercado familiar
Vídeo Texto

Angelina Aparecida Ciaramicoli Galassi

Supermercado familiar
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.