Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

HISTÓRIA DA COMUNIDADE DE BASE SÃO PEDRO

Esta história contém:

HISTÓRIA DA COMUNIDADE DE BASE SÃO PEDRO

História da Fundação da COBASP

Sua criação deu-se em 1971 por alguns moradores até existentes que viram com um propósito de criarem sua família num espírito de paz e união. O primeiro habitante da Vila São Pedro foi José Pereira de Oliveira em 1920, segundo: José Joaquim de Souza (falecido) e Antonio Martins de Souza (falecido) as terras para a construção de sua casa foi doada por uma pessoa denominada (Príncipe Real) que contava de 2 léguas e 900 braças de cada lado do riacho, ou seja, de um lado e do outro. Após sua morte essas terras ficaram de posse de duas grandes famílias muito importantes cujo sobrenome eram Abreus e Mateus, que tinham uma intriga entre si. Cada uma tentava prejudicar a outra desviando o percurso da água do riacho que cortava as terras das duas famílias, construindo uma parede de cimento a pedra com o objetivo de uma família prejudicada vendesse suas terras e fossem embora. Como essas terras não foram adquiridas através do trabalho havia muitos conflitos e mortes nas disputas delas. Nessa época os coronéis donos das terras eram também donos de cangaços por causa delas.

Em 1910 Joaquim Manoel de Souza tomou posse de quase todas as terras tornando-se dono absoluto.

Nessa mesma época construiu a capela de São Pedro que veio fortalece a religiosidade popular da região. A inauguração da capela deu-se em 1911. Nesse mesmo ano chegaram as primeiras famílias os Nobertos, os Vieiras e Ferreiras.

Em 1926 Joaquim Manoel veio a falecer, assassinado pelo seu próprio genro por divergências familiares.

Anos depois seu filho Abdoral recebeu um tiro na coluna por um de seus cangaceiros, vindo a falecer meses depois por falta de assistência médica a qual era precária naquela época. Com a morte de Abdoral sua família foi submetida a venderem suas terras. Veio também a seca de 1932 que assolou todo o sertão.

Surgiram novas pessoas vindo de diversos lugares como Crato, Pernambuco, etc.

Os novos proprietários...

Continuar leitura
Palavras-chave: associação

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A alegria e os ensinamentos da pesca
Vídeo Texto

Romildo José dos Santos

A alegria e os ensinamentos da pesca
O mar foi sua escola, seu pai e sua cultura os mestres
Vídeo Texto
Expertise em  Venda Direta
Texto

Marcelo Pinheiro

Expertise em Venda Direta
Novos olhares para a educação e cidadania
Vídeo Texto

Rosiléia Lameira da Silva

Novos olhares para a educação e cidadania
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.