Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

História da Capoeira Paulista

Esta história contém:

História da Capoeira Paulista

Vídeo

Nascido na cidade de Macaquinhos (BA), em 29 de abril de 1926, Jose de Freitas começou a treinar capoeira em 1946 com Mestre Caiçara, que depois de algum tempo o apresentou para o inesquecível Mestre Waldemar Rodrigues da Paixão (o Poeta), virando assim seu discípulo.

Mestre Ze de Freitas foi um pioneiro da capoeira em São Paulo. Veio para terra da garoa ainda no final da década de 50, e começou suas atividades na capoeira (ainda proibida nessa época) num pequeno corredor de pensão de mais ou menos 3mt x 2mts, no bairro da Mooca.

Teve uma passagem no Clube CMTC, onde realmente deu-se inicio a trajetória da capoeira paulista. Junto com outros grandes mestres, onde originou-se a capoeira que vemos hoje no centro sudeste de São Paulo. Trajetória essa que levou o Mestre Zé de Freitas a outro rumo, que a olhos de outros capoeiristas a complexa.

Mestre Zé de Freitas formou capoeiristas que hoje também fazem parte da história de nossa capoeira como: Mestre Pinatti, Mestre Joel, Mestre Mello, Mestre Serginho e Mestre Dulcidio (que hoje junto com seus professores  representam o grupo Associação de Lutas Unidas Capoeira, fundada pelo Mestre Zé de Freitas).

Sua ultima vinda à  São Paulo foi em junho de 2007, para participação de documentário chamado Reunião dos 9, onde tentam resgatar a história da Capoeira Paulista. O mestre Zé de Freitas teve acompanhamento o tempo todo de seu eterno aluno e amigo Mestre Dulcidio.

Mestre Zé de Freitas se encontra hoje em Alagoinhas com seus quase 90 anos, mas por problemas de saúde não está puxando treinos em sua academia.

Mestre Freitas também participou de novelas; trabalhou como segurança de Manoel da Nóbrega, o principal humorista da Praça da Alegria; foi um dos treinadores do jogador Pelé para o filme "A marcha de Chico Bondade", de 1972.

Também em São Paulo fundou sua academia, a Associação de Lutas Unidas Capoeira Freitas, no bairro da Sapopemba, que hoje encontra-se...

Continuar leitura
Palavras-chave: ensino, capoeira, mestre

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Cultura: Uma vacina contra a violência
Vídeo Texto

José Antônio Péres de Carvalho (Tião Carvalho)

Cultura: Uma vacina contra a violência
Magia e gingado
Vídeo Texto

Darley Ferreira Gomes

Magia e gingado
Capoeira carioca
Vídeo Texto

José Barbosa da Silva

Capoeira carioca
Capoeiras, mestres e tradições
Vídeo Texto

Marcos Antonio Gomes de Carvalho

Capoeiras, mestres e tradições
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.