Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

P - Então vamos lá, queria que você começasse dizendo o seu nome completo, o local e a data de nascimento. R - Meu nome é Vanderli Teixeira Barbosa, nasci no dia 12/06/1976, sou natural de Formosa, Goiás. P - Você nasceu em Formosa e passou lá a sua infância? R - Passei a minha infância toda, tem um período que eu saí dela, poucos tempos mas eu saí, vou falar. P - Que seus pais faziam? R - Meu pai, comerciante e minha mãe, dona de casa. P - Você freqüentou a escola? R - Freqüentei, eu fiz o primeiro incompleto, né, mas foram fases, não foi direto não, devido a alguns problemas que eu tive na infância, aí... P - Mas você começou a estudar quando você era pequeno? R - Quando pequeno, tinha 7 anos. P - E você lembra da escola? R - Lembro. P - Como que era? R - Acho melhor começar de casa para chegar na escola. P - De casa, então me conta da sua casa? R - Até os 4 meses o meu pai gostava de brincar comigo, saia com ele na rua, a partir de uns 4 meses, ele tomou raiva de mim P - Quatro meses de idade. R - Quatro meses de idade, qual o motivo até hoje eu não sei, eu pergunto ele não sabe responder. Começou a me espancar, me bater, ia trabalhar de guarda à noite e quando ele chegava, 5, 6 horas da manhã, aí minha mãe ficava doida para mim parar de chorar, que eu chorava muito, "Pára, meu filho.", e ele chegava e se estava chorando ele batia, aí que piorava mais a coisa mesmo, não tinha nem um ano de idade. Fui crescendo, veio o meu irmão, o segundo, mesmo tratamento para ele, veio o terceiro, mesmo tratamento e na nossa infância nós não podia brincar, não podia sorrir, podia falar alto, não podia sair para a rua, não ia na casa de parente. Aí acho que eu estava com 6, 7 anos, ele me levou, não sei porque, ele me levou no casamento da minha tia, aí ele falou assim: "Você fica aqui com a sua avó, que eu vou ali, não sai.", e era daquele jeito, se saísse... Mas aí eu pedi para ir ao...

Continuar leitura
Palavras-chave: cooperativismo

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O resgate da memória de Medicina
Texto

Walmore Pereira de Siqueira Junior

O resgate da memória de Medicina
O cooperativismo na saúde brasileira
Texto

José Abel Alcanfor Ximenes

O cooperativismo na saúde brasileira
Transmitindo saúde e conhecimento
Texto

João Eduardo Oliveira Irion

Transmitindo saúde e conhecimento
O médico colecionador de histórias
Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.