Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Menakalose Enawenero
Por: Museu da Pessoa, 25 de julho de 2024

Hetati Kaxali Hekwakana Holi - Primeira participação nos rituais

Esta história contém:

Hetati Kaxali Hekwakana Holi - Primeira participação nos rituais

Vídeo

Hetati Kaxali Hekwakana Holi - Primeira participação nos rituaisMenakalose estava na barriga da sua mãe e um dia quando foi pra roça e indo numa caçada, e quando seu pai foi pegar castanha em outro povo Irikbastia, quando seu pai retornou ela já tinha nascido. Porém quando ela nasceu seu pai não ficou satisfeito, pois ele queria que tivesse nascido um filho homem, seu avô chegou a propor que ela fosse enterrada, porém quando chegou sua tia, ela salvou a sua vida.

Quando nasceu estava acontecendo a mudança de aldeia halataikwa, foi essa a aldeia que cresceu e quando completou 9 anos, aprendeu artesanato junto com suas amigas. O motivo de aprender o artesanato foi para não perder a essência da sua cultura, portanto aprendeu a arte de fazer saia e tornozeleira. Sua mãe falou que elas tinham que se virar para fazer a própria saia, então elas precisaram aprender.

Menalakose estava no rio tomando banho, nem sabia o que era menstruação, sua amiga falou: Olha você está com sangue, você está menstruada, precisa procurar benzedor para poder soprar todos alimentos. Ela então foi para seu resguardo, pra ela foi muito difícil viver esse processo de afastamento dos seus amigos. Existe um remédio feito pelo tronco de uma árvore, que após ralar a casca, se prepara essa medicina, sua mãe preparou pra ela. Ela então teve febre e teve que entrar em dieta e só podia comer alimentos soprados pelo Howanatali, seu pai que cuidou do seu processo e que liberou ela para sair do resguardo e comer novos alimentos. Mas um mês depois ela menstruou de novo, o resguardo foi menor, de apenas uma semana.

Depois de se transformar em moça e voltar pro mundo coletivo da aldeia ela fez amigos novamente e participou pela primeira vez do ritual Derohi junto com suas amigas. Alguns meses depois ela participou do Kateoko, que é o ritual das mulheres. Ela se divertia bastante dançando junto com suas amigas durante o ritual.

Seu pai a levou para pescar no rio, e foi...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Hetati Kaxali Hekwakana Holi - Primeira participação nos rituais
Data: 25 de julho de 2024
Local de produção: Brasil
Pesquisador: Charles Pankararu
Personagem: Menakalose Enawenero
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.