Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Juliana Ferreira Tourinho, 9 de novembro de 2025

Herança em agrofloresta

Esta história contém:

Herança em agrofloresta

Vídeo

então a minha mãe é originária aqui dou uma região do Pará que se chama Bragança é a região do Salgado paraense Nordeste paraense onde teve no século 19 a colonização espanhóis espanhóis algumas garantias espanhóis né pezinhos pessoas que passavam muita dificuldade no seu país vieram a essa região do Nordeste paraense e lá houve toda uma colônia desenvolvida nessa frase de se encontro entre os espanhóis e as pessoas da região os caboclos Os descendentes de escravizados esse encontro né E lá a minha avó que filha e neta desses painéis que vier encontrou meu avô descendente escravizadas e construir uma família a boca lá com 11 filhos todos trabalhavam na roça e 7 e a gente sempre teve essa contato com essa esse sítio essa natureza a região essa memória afetiva de brincar ao ar livre na natureza brincar em comunidade né então é um território O que é a nossa herança que ficou como herança para Os descendentes né E desde E todas estão todas as gerações têm relação afetiva com esse E aí os 11 filhos da minha vó saíram para estudar esperto e hoje aos poucos eles Retornam para esse lugar de origem a gente ainda mantém essa ligação esse vínculo com o lugar e minha mãe voltou a morar lá e lá ela desenvolve agrofloresta nos Espaços em que ela retomou que ela fez da retomada dela é hoje a gente trabalha numa perspectiva de cuidado agroflorestal com aquele território e com as mulheres fazendo esse encontro esses mutirões esse reflorestamento da vida do território dos afetos ou

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.