Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Luiz Cláudio
Por: Luiz Cláudio, 19 de janeiro de 2024

Há esperança, mas nem sempre conseguimos ver

Esta história contém:

Eu era jovem e a bebida era apenas uma companheira de diversão. Sim! Ela potencializava uma espécie de alegria, até mesmo quando me sentia angustiado, era a bebida que me dava goles de ânimo e coragem. Mas com o tempo essa bebida ultrapassou a barreira de normalidade e, quando dei por mim, havia perdido o controle. Já não decidia se bebia ou não. Por necessidade, até mesmo para ter controle das mãos, beber era a saída.

Por duas décadas ou mais, me vi envolvido até saber que o que estava vivendo era a doença do alcoolismo. Mas, como assim alcoolismo? Eu continuava empregado, exercia a minha profissão e era elogiado pelo trabalho, porém quanto ao comportamento, cada vez mais me isolava para beber. Tornei-me um escravo do álcool. Perdi o controle da minha própria capacidade de decidir sobre os meus passos, meus caminhos.

Só quem vive o alcoolismo sabe o que é ser o refém do álcool e deixar que ele reine sobre a sua vida, imaginando que tudo está perdido e que a falência estava apresentando as suas \"faturas da vida\". E de fato o preço que eu pagava era alto e, alto, quase impossível de pagar.

No desespero nem mesmo eu acreditava mais em mim. Achava que não teria mais a condição de voltar a uma vida prazerosa e responsável. Rogava a minha própria partida, pois a vergonha -nos poucos momentos de lucidez - era grande e a morte seria um alívio para mim e para aqueles que gostavam de mim. E quantas vezes, diante do espelho, eu fazia duas perguntas: \"Que mostro me tornei e dilacerar a mim mesmo?\". \"Será que isto que vivo me trará um fim trágico capaz d envergonhar a minha família?\"

Tentando resolver este problema, fui internado mas não teve solução. Minha dependência tinha atingido o grau da loucura prematura, com raros espaços de sanidade mental. E foi em um desses momentos de ligeira sanidade que aceitei ajuda. E essa ajuda possibilitou que eu pudesse ajudar a mim mesmo. Foi quando conheci um grupo de ajuda mútua, cuja...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.