Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

Sou Marly Ferreira nome de batismo, Marlye meu nome artístico. Natural de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro. Na década de 40, os meus pais vieram para trabalhar na cidade que estava em construção ao redor da maior Companhia Siderúrgica da América Latina. Minha mãe Ormezinda Ferreira veio de Ponte Nova - MG e o meu pai Marcionílio dos Santos, de São Gonçalo - RJ. Aqui em VR se conheceram e constituíram a família.

A empresa de meu pai cresceu muito e sua família também, mas meu pai tinha uma queda por arrumar mulheres fora de casa e minha mãe sempre descobria a nova filial. Depois de muitas brigas, meu pai resolveu sair de casa, deixando a mulher e seis filhos para trás. Passado algumas semanas que ele havia se ausentado, mamãe percebe que estar grávida. Não poderia ter mais uma boca para comer, então pede socorro a parteira, para que a ajudasse a fazer a menstruação descer. Dias de expectativas, e em vão as garrafadas tomadas.

Então a parteira lhe disse que precisava fazer um procedimento de introdução de sonda, para expulsão do embrião, não tinha como falhar. Na semana seguinte minha mãe foi até a casa da parteira, para fazer o tal procedimento, mas quando estava na metade do caminho, ela teve uma experiência sobrenatural, uma voz lhe disse: Se me tirar você virá comigo, ela escutou mais duas vezes: se me tirar virá comigo.

Mamãe voltou para casa e sete meses depois Marly nasceu, no dia 26 de Abril de 1957.

A narrativa não para por aqui, foram anos e mais anos mamãe sustentando a família, fazendo doces, lavando roupas para fora e empreendendo como feirante. O que dificultava a situação é que a caçula, rapa do tacho e atrevida, queria ser professora ou artista.

E o gosto pela leitura era grande; não tinha livro, pegava na biblioteca pública, arrumava emprestado, comprava no sebo, e assim a filha de sete meses, foi vencendo, concluiu Primário,...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.