Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Giselda da Rocha Fagundes, 30 de novembro de 2025

Grandes mineradoras destroem vidas, histórias e memórias

Esta história contém:

Grandes mineradoras destroem vidas, histórias e memórias

Vídeo

entrei na cidade quando parar mais a família do meu marido ela morava no interior do Estado mas precisamente na Vila dos Cabanos município de Barcarena no Pará o meu sogro ele foi contratado para trabalhar numa dessas grandes empresas mineradoras do Norte Agora ela tem outro nome e para ele foi uma vida de sonhos assim ele sempre falava muito bem da cidade como se ele tivesse vivido num conto de fadas porque ele tinha tudo inclusive ele fazia Associação com ciúme que a gente gostava muito dela criança que era Os Goonies ele dizer que ele dizia o seu apaixonado por essa cidade que ela representava para eles em termos de crescimento e de vida que eles não tiveram a família do pai e da mãe não teve aqui enquanto eles moravam antes de ir para lá que esse sonho ele foi virando o pesadelo a partir do momento em que a poluição dos rios da água e das coisas que acontecem estão fazendo coração ficar doente a população foi adoecendo não acredito em coincidência que muitas pessoas tenham partido por câncer de pessoas que trabalharam em moraram lá incluindo o meu sogro e minha sogra que faz tratamento de câncer desde 2012/2013 e o meu marido que descobriu em 2023 um tumor e parte a quase dois meses no dia 4 de outubro Então essas mudanças a poluição não só responde essas climáticas mas a poluição ela está matando as pessoas estão matando os rios estão matando os animais estão matando as plantas estão matando toda a nossa biodiversidade Esse vídeo é só mais um desabafo lugares em que as pessoas também sabem que esse fenômeno acontece onde há grandes mineradoras há também muita morte não só de pessoas mais de animais de biomas da natureza

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.