Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 19 de março de 2007

Gotschalk da Silva Fraga (Guti Fraga)

Esta história contém:

Gotschalk da Silva Fraga (Guti Fraga)

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO O meu nome artístico é Guti Fraga mas o nome mesmo é Gotschalk da Silva Fraga. Eu nasci no dia 15 de março de 1952, em Alto Garças, Mato Grosso, na beira do rio Araguaia, divisa entre Goiás e Mato Grosso. NÓS DO MORRO / INÍCIO O Nós do Morro nasceu em 1986, na favela do Vidigal, Zona Sul do Rio de Janeiro. Eu fazia jornalismo desde 1977 e convivia dentro da comunidade, percebendo muita gente talentosa que não tinha oportunidade. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL A questão da oportunidade me incomodou durante a vida toda, talvez por eu ter sido muito pobre, mas sempre com boas oportunidades. Por isso, tem sido inquietante perceber pessoas sem caminhos por onde encontrar essas oportunidades. Dentro do Vidigal, eu já tinha experimentado outras coisas que eu tinha curiosidade, por exemplo, dar aulas de apoio voluntariamente para as crianças. Normalmente, é uma comunidade onde os pais saem muito cedo e voltam muito tarde, então, as crianças ficam sem acompanhamento escolar; não tem aquela história do filho chegar em casa e o pai dar atenção. Isso faz uma falta muito grande Eu sempre tive também um problema com a questão metodológica: como ensinar um aluno a escrever algo do tipo “o carro do papai é vermelho”. Que carro? O garoto nunca entrou num carro, ele é pobre e tem no máximo um carrinho de mão. O caminho do Paulo Freire me instigou muito: a questão de se buscar algo muito próximo do universo da pessoa para que ela construa o conhecimento. Eu trabalhei uma época com isso, numa Igreja. Depois a Igreja acabou e eu parei. JORNALISMO Terminei o curso de jornalismo na UFRJ em 1980. Um pouco antes de terminar, eu tive uma vontade grande de fazer uma imprensa que acreditasse num tipo de mídia com a linguagem coloquial da rua. Eu vivia ali no morro, eu me apossei daquela cultura, daquela forma de vida. Então, eu chamei uns amigos que eu já conhecia e montei um jornal chamado Mural. Era...

Continuar leitura
Palavras-chave: petrobrás

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Entre homenagens e dedicações
Vídeo Texto

José Rodrigues do Nascimento

Entre homenagens e dedicações
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Erros e acertos
Vídeo Texto

José Geraldo Saraiva Pinto

Erros e acertos
Maria Benedicta do Nascimento
Vídeo Texto

Maria Benedicta do Nascimento

Maria Benedicta do Nascimento
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.