Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Mãe Òbá (Manuella Braga), 26 de junho de 2025

Gilma: Liberdade como Herança

Esta história contém:

Gilma: Liberdade como Herança

Vídeos (2)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

Gilma Isabel Rego D’Aquino nasceu em Santarém, no Pará, em 1959, filha de uma grande família de nove irmãos. Cresceu sem energia elétrica e com uma infância repleta de brincadeiras ao ar livre como roda, pira-esconde e o que chamavam de "pular macaca" – algo parecido com a amarelinha.

Desde pequena, Gilma observava o cotidiano desigual dentro de casa: os homens tinham liberdade, enquanto as mulheres carregavam os cuidados da casa. Sua mãe, pouco escolarizada, acreditava que o destino das filhas era o casamento. Seu pai, funcionário do Banco do Brasil e figura respeitada na cidade por causa do futebol, era contraditório – incentivava o estudo, mas também cobrava casamento como segurança. Para Gilma, isso nunca fez sentido.

Com 17 anos, fugiu de casa para Belém, determinada a escrever sua própria história. Disse à família de uma amiga que estava só de férias, mas logo revelou sua real intenção: não voltar. O pai, apesar do choque, acabou financiando seus estudos em uma das melhores escolas da capital, o Colégio Nazaré.

Após terminar o ensino médio e não passar de primeira no vestibular para medicina, passou a trabalhar em bancos. Foram 15 anos nesse meio, onde enfrentou muitos desafios, inclusive assédio, e frequentemente trocava de local de trabalho para se proteger. A perda do pai, quando ela tinha 21 anos, mergulhou Gilma em quase uma década de depressão, mas também foi um momento de virada. Com ele, perdera uma espécie de amparo e incentivo – algo que sua mãe, presa a ideias tradicionais, não conseguia oferecer.

Foi em 1988 que sua trajetória se entrelaçou com a do Museu Paraense Emílio Goeldi, quando ela levou seu currículo e foi chamada para trabalhar como secretária da direção. Logo depois, participou de um processo interno que garantiu sua efetivação como servidora pública antes da obrigatoriedade dos concursos, graças à transição promovida pela Constituição de 1988.

A trajetória...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.