Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Gilberto de Palma Augusto - História de Mudança (texto integral)

Esta história contém:

P – Diga, por favor, o nome completo, data e local de nascimento. O nome e o local do projeto.

R - Meu nome é Gilberto de Palma Augusto. Trabalho no Instituto Ágora, em Defesa do Eleitor e da Democracia, em São Paulo. Nasci em 27 de julho de 1955. Eu tinha 44 anos quando a Ashoka me descobriu, porque eu nem sabia o que era um empreendedor social.

P – Como estava sua vida, quando a Ashoka te encontrou? E como é que foi esse encontro?

R - Eu fui professor durante toda minha vida. Eu mal saí da escola e já entrei na escola, apenas mudei de lugar. Esse foi meu primeiro emprego, como professor, na rede pública, em lugares carentes. E depois de muito tempo, mais de 10 anos e cansado de ser aviltado no meu salário e ser desrespeitado, não pelos alunos e pelo meu meio, mas pelo país em que vivemos, resolvi mudar de emprego, mudar de vida. Abri uma editora e disse para mim mesmo: “Vou ser empresário”. E minha vida de empresário foi rapidíssima. Um verdadeiro fracasso na área empresarial. O empreendedorismo foi minha terceira descoberta na vida. Só que tardiamente, para uma pessoa com a visão de que devemos descobrir o que confere sentido à vida. Eu me sinto uma pessoa profundamente religiosa, embora não tenha religião. E não sei onde vou ancorar meu barquinho nessa questão espiritual. Então, tenho que extrair sentido da vida na própria vida, nessas relações comuns, nessas relações ordinárias da vida.

Aos 44 anos, a mudança de vida

Imagino que todos nós sentimos essa necessidade de extrair sentido da vida e, para mim, é no trabalho. Ser empreendedor social aos 44 anos foi a grande oportunidade que eu tive, sinto isso com muita clareza e, por isso, o encontro com a Ashoka foi um divisor de águas. Recebi um telefonema da Mônica (de Roure, diretora da Ashoka). Passei por todo o rito de entrevistas e fiquei sabendo que era um empreendedor social.

P – O que representou o processo de seleção? Foi importante?

R - Minha vida era...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Gilberto de Palma Augusto - História de Mudança (texto integral)
Local de produção: São Paulo
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Palmas: um banco social
Vídeo Texto

João Joaquim de Mello Segundo

Palmas: um banco social
Brincando com ritmos e palavras
Vídeo Texto

Rafael Henrique Ferreira Rodrigues

Brincando com ritmos e palavras
Seguindo os passos do irmão mais velho
Texto
Vida ilustrada
Vídeo Texto

Michele Iacocca

Vida ilustrada
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.