Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Mariele Gomes

Geração Coca-Cola?

Esta história contém:

Mergulhada em devaneios utópicos, as minhas certezas nunca foram tão firmes quanto naquele dia 17/06/2013, 8 ou 80 era meu lema, ou dá ou desce era o mastro da minha bandeira que tremia diante da ventania dos gritos de guerra entoados, tais como : “O povo acordou, o povo decidiu. Ou para a roubalheira ou paramos o Brasil”, “O gigante acordou”, “ Vem pra rua, vem pelo Brasil”, entre outros .

Acredito que aqui vale ressaltar o atual contexto político-social do Brasil . É nítido para qualquer um que a cada geração, a cada troca de nomes no governo a corrupção tem se tornado uma herança indispensável. A população, por sua vez, encontrou o estopim necessário para despertar sua indignação, antes adormecida diante desta situação , após o anúncio de um possível aumento na tarifa do transporte público, cerca de 0,20 centavos que levaram cidadãos de Natal, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro às ruas, a represália sofrida por estes cidadãos em seus protestos incitou e abriu o olhar de todo o restante do Brasil, que a partir de então passou a apoiar não apenas esta causa, mas a revindicar melhorias em todos os setores públicos. Dessa forma a onda de protestos chegou até mesmo as cidades irmãs, União da Vitória (PR) e Porto União (SC).

— Vamos? - Perguntou-me um amigo ao ver a Praça Coronel Amazonas tomada pelos jovens espíritos revolucionários reunidos para o evento intitulado “Manifestação de apoio ao movimento Passe Livre MPL! Porto União, União da Vitória e região”.

— Vamos! - Respondi, ignorando por completo a aula de Teoria da História que teríamos naquele momento.

Após a concentração na praça, seguimos em passeata pelas ruas. Meus amigos improvisaram mensagens de apoio em folhas arrancadas de seus cadernos, nos olhamos e sem percebermos nossas mãos já estavam empunhadas. É claro que ao longo deste pequeno percurso não fugiram aos meus...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
Um mascate da era digital
Vídeo Texto
Fotografando a logística
Vídeo Texto

Paulo Fernando de Oliveira Lima

Fotografando a logística
O babaçu que transforma vidas
Texto

Raimundo Ermino Neto

O babaçu que transforma vidas
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.